Coluna Impacto

c01MINISTÉRIO PÚBLICO OU PREFEITURA?

Vereador Nicolau do Povo (foto), em contato com a coluna, falou sobre o Código de Postura do Município e das atribuições da Prefeitura Municipal em relação ao Ministério Público. Nicolau relata que o Código de Postura que foi votado pela Casa de Leis está todo errado e que os vereadores na legislatura passada votaram em um Código todo distorcido. Usou o exemplo da exigência do nivelamento das calçadas, falando que vários pontos têm que ser vistos, “nós temos que ver os tamanhos das calçadas, não tem como nivelar e se é pra seguir o código, Santarém tem que ser desmontada todinha para tentar ser refeita seguindo as normas” criticou. Outro ponto que revolta o vereador Nicolau é que para ele quem manda na cidade é Ministério Público e não o prefeito Alexandre Von, que foi escolhido pelo povo para governar. “Eu não tenho medo de Prefeitura ou Ministério Público, estou ganhando forças para tentar exercer meu papel de Vereador”, argumentou Nicolau.

ESCLARECIMENTO DA SEMED

Em resposta à denúncia exposta na edição da semana passada (26/02 a 03/03), deste semanário, a respeito de produtos vencidos e de má qualidade que chegam

às escolas de rios, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informa que os produtos entregues por esta Secretaria passam por vistorias pelo setor de controle de alimentação escolar e pelo responsável técnico Nutricionista da SEMED, com verificação de datas de validade e acondicionamento. A entrega dos produtos da Agricultura Familiar para a região de rios é feita em transportes licitados (barcos). E, por motivo de distância de algumas comunidades, somente alguns produtos selecionados e que se conservam por maior tempo são entregues nas escolas. A SEMED esclarece ainda que a distribuição dos produtos entregues nas escolas é feita de acordo com o repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da quantidade de alunos.

PÉSSIMO ATENDIMENTO DOS BANCOS

O vereador Nicolau do Povo (PP), em contato com a coluna, criticou o atendimento nas agências bancárias em Santarém. Ele disse que os bancos não estão cumprindo o que está na lei que fixa em meia hora o tempo máximo para o usuário ficar na fila esperando atendimento. Para Nicolau do Povo há redução de funcionários no atendimento e a população é prejudicada, principalmente nos bancos privados, mas também nos bancos oficiais, que apresentam sinais de sucateamento. Ele disse que já foi até Brasília tentar uma solução, “mas quando depende do governo Federal, a situação é mais complicada”. Ele também disse acreditar que o anunciado fechamento das agências dos Correios em Alter do Chão, Arapixuna e vila do Curuai, se devem à tentativa de privatizar o serviço dos Correios no Brasil.

TRANSPORTE IRREGULAR DE PASSAGEIROS

A Comissão de Ações Estratégicas de Combate ao Transporte Individual Remunerado Ilegal reuniu na quarta-feira (09/03), para montar o Plano das Ações que será implementado. Participaram do encontro, representantes do Conselho Municipal de Transporte, Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Sindicato dos Mototaxistas de Santarém. No cronograma de ações, serão feitas abordagens sempre com a devida cautela, uma vez que para serem tomadas as medidas necessárias, há a necessidade do flagrante. Em havendo a constatação da atividade ilegal, haverá a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, independente de outras sanções administrativas e remoção do veículo.

ENCONTRO DO PR EM SANTARÉM

O diretório municipal do Partido da República (PR) realizou na noite de ontem, quinta-feira (10) o 1º Encontro Regional do Partido da República (PR), que contou com a presença do deputado federal Lúcio Vale, presidente estadual do Partido. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Santarém.

ATRASO NO SEGURO DEFESO

O vereador Silvio Neto (PSD) denunciou a situação de carência que estão passando os pescadores (as) do município de Santarém, dada a suspensão do pagamento do Seguro Defeso, pelo governo Federal. Segundo o Vereador, muitos pescadores contraíram dividas contando com o Seguro Defeso e hoje passam necessidades com dificuldades financeiras e de sobrevivência, mesmo. Para Silvio Neto, a ação do governo Federal em suspender através de uma portaria o Seguro Defeso, é irresponsável. Informa que com isso, a classe dos pescadores está sofrendo, sem recurso financeiro.

c02DESTAQUE

A coluna parabeniza João Brito (foto), que estará completando 88 anos de idade hoje, sexta-feira, dia 11. A data será comemorada junto de seus familiares e amigos, neste sábado, em Alter do Chão. Um de seus filhos, Lucivaldo Brito (Mosca) fez essa homenagem:

Ao meu pai João Brito.

“Velho, meu querido velho

Agora caminha lento

Como perdoando o vento

Eu sou teu sangue meu velho

Teu silêncio e o teu tempo”…

RETOQUES

c03A coluna parabeniza o jovem Lucas Miranda (foto) que trocou de idade na segunda-feira, dia 07 e festejou a data ao lado seus pais Luiz Antonio e Ray e de sua irmã Letícia. Parabéns, meu sobrinho, muita paz, saúde e felicidades para você. * Aproximadamente 500 alunos do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) realizarão um Recital para homenagear as mulheres, em todas as fases e todas as experiências vividas, quanto à valorização da vida familiar e profissional. O evento será realizado na Casa de Cultura, no domingo (13/03), às 9 horas, com entrada franca. * Louvável a iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), por meio da Divisão de Parques e Praças, que realizou na quarta-feira (09/03), o Trote Ecológico, no Parque da Cidade, que visa recuperar as áreas alteradas no espaço público. * Para alertar sobre a importância da prevenção das doenças renais, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) está realizando uma ação de conscientização com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Rosineide Fonseca. A abertura da campanha foi na quinta-feira, 10/03, Dia Mundial do Rim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *