Nicodemos: ”Prefeita de Itaituba é incompetente”

Nicodemos diz que Eliene Nunes está deixando Itaituba completamente abandonada
Nicodemos diz que Eliene Nunes está deixando Itaituba completamente abandonada

O vereador Nicodemos Aguiar mirou novamente sua metralhadora verbal contra o governo de Eliene Nunes, a qual considera uma Prefeita muito incompetente por estar deixando Itaituba completamente abandonada.

Nicodemos Aguiar citou a precariedade da Estrada do Farturão que não recebe benéfico do “Governo de todos” e com isso os colonos sofrem por não terem como escoar seus produtos. O Vereador citou, também, o abandono do distrito de Barreira, onde a estrada está quase intrafegável.

Nicodemos Aguiar lembra que a incompetência da prefeita Eliene Nunes é tanta, que nem manter sua base política está conseguindo. O Vereador disse que se lembra de apenas duas obras consideradas municipal, com recursos próprios, uma é a que foi feita para os mototaxistas, mas que desabou e a outra a Praça do Centenário, que está inacabada.

MATÉRIA DE O IMPACTO CAUSA AMPLA REPERCUSÃO EM ITAITUBA: A matéria de Capa da edição nº 1084, do Jornal Impacto que traz como manchete principal o título “Vereador acusa prefeita de lavagem de dinheiro” foi objetivo de criticas por parte do vereador Isaac Dias (PSB) ex-aliado político da prefeita Eliene Nunes. O Vereador disse que por causa da matéria foi achincalhado, criticado e cobrado pelas pessoas quando transitava na Avenida Hugo de Mendonça (Centro Comercial).

Para Isaac Dias, a reportagem de O Impacto reforçou a idéia de que os vereadores no momento em que o autor da denúncia, vereador Peninha, cobrava moralização e transparência, todos demonstraram indiferença, não deram importância ao assunto. Isaac falou que os fatos não foram divulgados verdadeiramente, o que acabou desgastando a imagem do Legislativo.

Isaac Dias disse que não é verdade que houve omissão, mas cobrou de Luiz Fernando Sadeck documentos e ofícios que comprovem as denúncias formuladas por ele em tribuna e publicada pelo jornal O Impacto. O Vereador, inclusive, criticou parte da imprensa de Itaituba que segundo ele estaria sendo beneficiada pelo governo municipal, citando como exemplo o presidente da API, jornalista Diego Mota, que foi nomeado Diretor do Credpará e não estaria dando expediente. Isaac falou que na rua as pessoas perguntam por que os vereadores não denunciam as coisas erradas da gestão de Eliene Nunes, questionando inclusive por que a Prefeita alega dificuldade financeira, mas estaria inchando a folha de pagamento com assessorias nomeando pessoas que não estariam produzindo nada para a Prefeitura.

Sobre os achincalhes do povo, Isaac Dias se defende, dizendo que jamais pegou propina de empresários, desafiando que alguém o denuncie, propondo que a Câmara solicite informações à Receita Estadual sobre a transparência em questões de impostos no Município.

EXECUTIVO ESTÁ CAGANDO E ANDANDO PARA A CÂMARA: Saindo da norma culta para o jargão popular, o vereador Isaac Dias na sessão de quarta-feira cobrou do Executivo informações sobre o programa ”Cheque moradia” que estaria coberto por cortinas de dúvidas quanto a sua transparência, sem que a Prefeita sequer envie informações aos vereadores.

Isaac disse que já foi feito convite, via oficio, para que a atual Diretora de Habitação, Fátima Rosa, se fizesse presente na Câmara para esclarecer os fatos tanto do “Cheque Moradia” quanto ao “Programa Minha Casa, Minha Vida” e sequer mandou resposta.

SETOR DE TRIBUTOS ACÉFALO: O vereador Iamax Prado cobrou na sessão ordinária mais dinâmica, melhor atuação do setor de tributos da Prefeitura quanto a presença de pessoas de outros estados vendendo mercadorias sem que peguem impostos ao Município. Iamax disse que em toda região é de praxe essa cobrança, o que iria ajudar a circular mais dinheiro no mercado local.

O ENIGMA DO HOSPITAL REGIONAL: Quando fazia campanha para angariar votos em Itaituba, o então candidato Simão Jatene dizia que havia verba de 121 milhões para a construção do Hospital Regional de Itaituba. Passada a campanha, agora o Governador envia nota à Câmara de vereadores informando que não tem dinheiro para a obra ser concluída e que o Estado agora vai depender de novo empréstimo do BNDES. O tema na sessão ordinária de terça, dia 15 de março, foi abordado pelo vereador petista João Paulo Máster, que criticou o fato da obra estar praticamente parada, utilizando apenas pouco menos de trinta operários. Para o Vereador, o argumento do governo estadual é sem consistência, lembrando que Itaituba contribuiu com R$ 500 milhões de impostos pela arrecadação de taxa mineral, sem falar que o Estado criou também a cobrança de taxa sobre recursos hídricos.

Professores não foram convidados para negocia com prefeito e mantem estado de greve
Professores não foram convidados para negocia com prefeito e mantem estado de greve

SINTEPP PROMOVE ATO PÚBLICO CONTRA GESTÃO DE ELIENE NUNES: A princípio, a negociação deveria ter sido com a presença de todos os Sindicatos que reivindicam melhorias salariais, mas a prefeita Eliene Nunes preferiu negociar somente com os representantes das categorias dos profissionais de Saúde, Sinserme e Sindicato dos Enfermeiros. O percentual que estava na mesa das negociações era a proposta de três por cento de reajuste, mas depois de várias argumentações a Prefeita cedeu e concordou em aumentar de 3% para 5%, o que foi aceito pelo Sindisaude, Sinserm e categoria dos enfermeiros.

A Prefeita justifica o encontro com os três sindicatos explicando que a secretária de educação Uzalda de Miranda é quem estava na negociação com os professores. O SINTEPP por sua vez alega que a Prefeita excluiu a categoria das negociações, demonstrando má vontade e radicalismo contra os profissionais da educação.

Em protesto pelo que consideram falta de respeito e indiferença por parte da Prefeita, o SINTEEP promoveu na manhã de quarta-feira, dia 16, um ato público pelas ruas da cidade com concentração na sede do Sindicato.

Com faixas, cartazes e palavras de som, embora embaixo de uma chuva intensa, os professores (as) estiveram no ato público, quando entraram no plenário da Câmara (que estava em sessão) cobrando apoio dos vereadores com criticas mais direcionados aos dois vereadores representantes da categoria: Isaac Dias e Célia Martins. Os professores pediram dez minutos na tribuna e fizeram uma explanação sobre o atual momento da educação. O sindicalista Celso Noronha falou em nome dos professores afirmando que a prefeita Eliene Nunes está agindo sem transparência já que o Município vem tendo boa arrecadação e que por isso a categoria não abre mão do percentual de 15% para efeito de negociações. Celso enfatizou que os salários dos profissionais de educação estão defasados e que o Sintepp tem sua própria autonomia, não dependendo de negociações paralelas feitas com outras categorias.

Os professores presentes no ato público criticaram os vereadores , que estariam sendo omissos e coniventes com a prefeita Eliene Nunes. Em defesa da Câmara, o vereador Issac Dias disse que o Sintepp tem mil e trezentos associados e no movimento tinha pouca presença de educadores. Disse que a Câmara não tem poderes para determinar aumento do Executivo, mas ele considera pequeno o reajuste de 5%.

O líder de governo também criticou o manifesto do SINTEPP alegando que o Município está como em todas as cidades do País, enfrentando dificuldades financeiras. Célia Martins recriminou e criticou a ocupação do plenário por parte dos educadores por considerar que eles deveriam buscar o consenso e diálogo com o Executivo. Ela reiterou que o Sintepp também foi convidado para entrar em negociação com os outros sindicatos, mas recusou e preferiu fazer seu movimento a parte.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *