PESCA PREDATÓRIA DIZIMA ESPÉCIES DE PEIXES EM ALENQUER

População critica autoridades pelo preço exorbitante do pescado no município de Alenquer
População critica autoridades pelo preço exorbitante do pescado no município de Alenquer

Muitas são as denúncias que chegam todos os dias à nossa redação procedente de comunidades ribeirinhas, com relação à pesca predatória de forma indiscriminada. Os comunitários afirmam que muitas espécies estão sendo dizimadas por serem capturadas fora do tamanho determinado por lei.

Destarte, as invasões de geleiras de outras regiões levam várias toneladas de peixes dos territórios pesqueiros dos municípios de Alenquer e Curuá. Segundo informação da comunidade de Vira Volta, os piratas se prevalecem dos lagos que ainda estão bastante rasos, e também, pela falta de fiscalização por parte das Secretarias de Meio Ambiente, de ambos os municípios, respectivamente. Assim sendo, dados dão conta que o produto in natura está saindo através de comercialização clandestina e pesca criminosa com apetrechos de arrastão e similares.

Como conseqüência, os mercados locais ficam completamente desabastecidos. Cuja escassez, reflete de sobremaneira nos menos favorecidos. Sem contar, evidentemente, que o preço está exorbitante.

Em detrimento de mais esse descaso, por parte das autoridades inerentes à questão, os católicos que têm por tradição consumir peixe na época da Semana Santa, estão bastante preocupados. Em suma, no ponto de vista da legalidade, o assunto em tela é objeto de reflexão e tomada de atitude gestacional de ambos os municípios, no sentido de criarem leis proibindo a comercialização do pescado para outros estados, para que situações como essa não venham mais acontecer.

FUTRIMANGANDO: Patético se não fosse cômico. Qualquer coisa parecida é mera coincidência. Todas às vezes que o prefeito Flávio Marreiro, carinhosamente conhecido pelos críticos por “Kid Risadinha”, volta ao poder a verba da Prefeitura toma doril. O sumiço do dinheiro público já virou chacota, passando a ser mais um assunto hilariante comentado nos quatro cantos da cidade. É pertinente afirmar que as sucessivas voltas do mesmo, para dar ênfase na sua medíocre, desastrosa e conturbada gestão, contraria 90% dos munícipes da sofrida e maltratada Princesa do Surubiu. Esse ridículo e deprimente despautério, lamentavelmente é com a aquiescência de uma elite minoritária, entretanto, poderosa que de forma sarcástica e sádica não se sensibiliza ou se importa com os reclames de uma sociedade que clama pela justiça divina. Como Alenquer culturalmente é ironizada como a terra dos contrastes e do tudo pode, eis que ratificamos com desprezo esses acontecimentos, atípicos, antológicos e inusitados. “Os poderosos, mesmo sendo menos, sempre irão vencer a maioria dos fracos”.

POLÍTICA: Já saiu a lista de quem pode e quem não pode se candidatar para a disputa de cargos eletivos na proporcional e na majoritária. Aqui no município de Alenquer os nomes exclusos chegaram como uma bomba. Isto é, tristeza e frustração para uns e alegria para os adversários e postulantes. Como o poder é efêmero, o leitor não vê a hora de ir às urnas e através do sufrágio eleger o novo Prefeito e os novos representantes do povo. Espera-se que não enraíze o adágio de que: o povo tem o governo que merece. Errar é inerente do ser humano, entretanto, permanecer no mesmo erro é burrice. Afinal, os alenquerenses são conhecidos como dotados de extraordinária inteligência e não de masoquistas. A expectativa é grande para o fim do continuísmo, tradicionalismo e mesmice. Reflitam sobre isso!

ELEIÇÕES 2016: No dia 02 de outubro de 2016 (1º domingo), o povo de todo território nacional vai às urnas eleger prefeitos e vereadores. O Tribunal Regional Eleitoral – TRE baixou edital determinando que os alistamentos, revisão, segunda vias e toda e qualquer legalização de Título de Eleitor encerrar-se-ão no dia 04 de maio de 2016. Segundo os funcionários da 21ª Zona do Cartório Eleitoral do município de Alenquer, que abrange Curuá, estão trabalhando com afinco e de forma intensiva para facilitar a vida do eleitor. Quem avisa amigo é, quem não votar e/ou justificar será imputado em várias sanções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *