“SOMOS UM POVO HONRADO GOVERNADO POR LADRÕES”

Carlos Lacerda

A frase foi dita e escrita por Carlos Lacerda, na Tribuna da Imprensa, a manchete acima desencadeou os acontecimentos que levaram ao suicídio de Getúlio Vargas, principalmente após o atentado da Rua Toneleiro, quem era para ser a vítima era o Jornalista Carlos Lacerda, mas foi vítima o general Rubem Vaz, o que Getúlio chegou a dizer que o tiro que atingiu o general Rubem Vaz naquela época o presidente usava o título e as patentes das pessoas, também lhe atingiu pelas costas.

Para situar ao, meu caro leitor, esse episódio, foi no ano de 1954. E mesmo o presidente Getúlio Vargas, sendo o chamado “pai dos pobres” havia no seu governo o que está se vendo hoje. A pressão para que o presidente concedesse cargos, em troca do apoio, até forçá-lo, a renunciar, mas ele, como a atual presidente, dizia que não se renunciaria. E a corrupção aumentava, o desvio de dinheiro que iam para os projetos, apoio as instalações as primeiras indústrias, no Brasil. Olhe quais eram elas, Companhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda, a Petrobrás (O petróleo é nosso), as refinarias até no dia 25 de agosto de 1954, escrever a famosa “Carta testamento”, onde finaliza dizendo que “saia da vida para entrar na história”.

Não se queria que os acontecimentos dos “aloprados”, dos portadores dos dinheiros na cueca, na meia, na calcinha, até se descobrir o mensalão do petróleo, da merenda escolar, das obras das estradas, dos concursos públicos, dos estacionamentos, das vagas nas feiras, das compras de vagas, nas filas do INSS, da compra de vagas, nos hospitais, do complemento do valor para a cirurgia, porque os planos e até mesmo o INSS paga pouco, do batismo na gasolina e pedaladas ficais e o povo enganado.

O jornalistaAugusto Nunes original redigiu a autobiografia de Samuel Wainer, a partir de seus depoimentos. Intitulado “Minha razão de viver”, o livro narra as peripécias do jornalista que revolucionou a imprensa brasileira na década de 50, contando com o apoio do ex-presidente Getúlio Vargas para criar a sua Última Hora.

Getúlio incentivou o desenvolvimento de uma imprensa de cunho popular porque era o alvo preferencial daquilo que hoje chamam de PIG (Partido da Imprensa Golpista) – organização que, nos anos 50, era comandada por Carlos Lacerda, dono da Tribuna da Imprensa.

Em 2 de agosto de 1954, Lacerda publicou a mais ousada de suas manchetes: “Somos um povo honrado governado por ladrões”. Vinte e dois dias depois, após um atentado contra Lacerda que acirrou ainda mais os ânimos, Getúlio se matou com um tiro no peito.

Essa retórica agressiva está de volta à imprensa brasileira. O ex-presidente Lula passou a ser tratado por alguns meios de comunicação como criminoso, sobre quem paira a ameaça de um processo judicial, e seis partidos políticos redigiram uma nota condenando o golpismo da imprensa e comparando a situação atual à dos anos 50.

Em resposta, Augusto Nunes, de Veja.com, escreveu um artigo dizendo que a comparação entre Lula e Getúlio insulta a memória do presidente suicida, mas não é exagero comparar seu estilo ao de Lacerda. No texto, Nunes afirmou que Lula, ao contrário de Getúlio morrerá sem saber o que é ter vergonha na cara.”Paradoxalmente, o biógrafo de Samuel Wainer se transformou num arremedo de Carlos Lacerda.

Como esse texto é mais para reflexão encerro por aqui e digo que QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA?????

O atual governo das obras paralisadas, aqui na Cohab, tem uma que pouca gente está sabendo é a denominada de “ESTAÇÃO SAÚDE”, pediram uma parte do terreno da Associação dos moradores do bairro, iniciaram a obra, e está paralisada, causando perigo para os  moradores das proximidades, porque os “manos” já estão frequentando a noite para fazer as suas peripécias, como se drogar, manter encontros sexuais, a vista dos moradores, e já chegaram a levar as portas e pias que lá deixaram e no rolo estão depredando a sede da Associação e o pessoal da SECRETARIA DE SAÚDE, como as outras secretaria do atual governo que quer se reeleger, nada dizem que convença os moradores, pelo menos como o secretário da SEMINFRA “ESTÁ NO PROJETO”. NÃO SABEM NEM ENGANAR!

===========================

O mesmo ocorre com o Mercado Muiraquitã (o da Rodagem), como não concluíram os seus serviços, os proprietários de caminhões e outros tipos de veículos, dos estabelecimentos comerciais localizados ali, já estão fazendo o seu estacionamento particular.

===========================

Também é o caso do PARQUE DA CIDADE que já tiraram até venda de veículos ao ar livre, dali. Mas não fazem o mesmo com os chamados empresários que estão usando aquele próprio MUNICIPAL para os seus estacionamentos particulares, com vista grossa das SECRETARIAS responsáveis. QUAL ou QUAL????

===========================

Estamos torcendo pela recuperação do ex-atleta ALDO, que se encontra em tratamento no Hospital Regional. Vamos unir nossas orações pela recuperação da sua saúde.

===========================

HOJE tem a SEXTA DA SAUDADE na sede social do FLUMINENSE, com o toque musical da BANDA STILLUS, com CAETANO DELSON e a participação especial da cantora LÍCIA MARA, não percam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *