Coluna Impacto

Abuso no trânsito

Coluna ImpactoO trânsito em Santarém parece que virou “Casa da Mãe Joana”, onde não tem fiscalização e alguns motoristas aproveitam para abusar o que podem. Nesta semana, dois fatos envolvendo carretas mostram o descaso de nossas autoridades. Na segunda-feira (04) uma carreta atravessou a Rua Bartolomeu de Gusmão e ficou por várias horas interditando o trânsito, às proximidades do Parque da Cidade. Na quarta-feira (06) oura carreta interditou o trânsito na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Aldeia, após subir perigosamente pela Travessa Visconde do Rio Branco. Até quando esses abusos vão continuar?

 

Estudos sobre água doce

O Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém (FOPIESS) realiza nos dias 19 e 20 de abril deste ano, às 19h, no auditório da Ufopa, em Santarém, o XIV Encontro de Estudos e Debates de Águas Doces de Santarém e Baixo Amazonas. Com o tema intitulado “Gestão de Resíduos Sólidos: Potencialidades e Fragilidades” o encontro irá debater questões do cotidiano das cidades e povos da região Amazônica, como: Desafios da gestão de resíduos sólidos; impactos ambientais e sanitários; coleta seletiva de lixo e reciclagem; prevenção na manipulação de resíduos sólidos. O FOPIESS foi criado em 26 de fevereiro de 2009, sendo registrado em cartório no dia 11 de março de 2009, sob o número 6303. É reconhecido desde 2010 pela Câmara de Vereadores como entidade de utilidade pública. Dentre as finalidades principais está a organização de pesquisadores a ele vinculados, o incentivo a busca de novos conhecimentos de natureza técnica e cientifica, na região amazônica, a divulgação e discussão internamente ou por meio de eventos dos resultados de pesquisas realizadas.

Incra sob suspeita

A situação na Superintendência do Incra em Santarém está dando o que falar. O prédio continua fechado por assentados e por alguns chefes de carteiras que entregaram seus cargos, pois os mesmos estão do lado do ex-superintendente Chalito. Os funcionários que estão tentando trabalhar, são impedidos por essas pessoas. Agora vem a pergunta: Por que essa minoria está fazendo todo esse estardalhaço? Será que existe algum “esquema” lá dentro e não querem que o ovo Superintendente descubra? O Ministério Público Federal e a Polícia Federal devem entrar em ação, pois alguma coisa podre pode vir à tona.

Denúncia

Um leitor da coluna, bastante indignado, mandou a seguinte mensagem: “Na manhã de segunda-feira (04/04) fui procurado por lideranças da vila de Alter do Chão, onde me relataram que já não aguentam mais tanto hippies e jovens da própria comunidade consumindo drogas naquela Vila. Situação preocupante, que cria grandes transtornos, sendo que os empreendedores muitas vezes são obrigados a fechar seus comércios e barracas por conta da falta de segurança. Já foi pedida providência por parte das polícias Civil e Militar, no sentido de melhorar o patrulhamento e as rondas pela comunidade, com o intuito de combater a criminalidade em Alter do Chão”. O caso é sério e deve ser analisado com urgência por nossas autoridades.

Janela eleitoral

O prazo para que prováveis candidatos às eleições municipais deste ano mudassem de partido encerrou no último sábado, 02 de abril. A autorização foi dada através da minireforma eleitoral aprovada no Congresso Nacional e que abriu a chamada janela eleitoral que permitiu a mudança de legenda até seis meses antes do pleito. Dos 21 vereadores da Câmara Municipal de Santarém 9 mudaram de partido. Veja como ficou a nova configuração partidária da Câmara de Santarém: Emir Aguiar saiu do PR e foi para o PTN, Geovani Aguiar saiu do PSC e ingressou no PTN, Junior Tapajós saiu do PMDB e foi para o PR, Luiz Alberto deixou o PP e foi para o PSDC, Nicolau do Povo saiu do PP e foi para o PSDC, Maurício Correa deixou o PSD e ingressou no PTB, Silvio Neto saiu do PSD e foi para o PTB, Reginaldo Campos deixou o PSB e ingressou no PSC e Silvio Amorim saiu do PMN e foi para o PTC. Os outros 12 vereadores continuam em seus partidos de origem: Ana Elvira (PT), Ivete Bastos (PT), Chiquinho da Umes (PSDB), Gerlande Castro (PSDB), Ney Santana (PSDB), Dayan Serique (PPS), Erasmo Maia (DEM), Henderson Pinto (DEM), Marcela Tolentino (SD), Rogélio Cebuliski (PSB), Ronan Liberal Junior (PMDB) e Valdir Matias Junior (PV).

TRE merece elogios

Coluna Impacto 2O vereador Emir Aguiar, agora no PTN (foto), em contato com a coluna, elogiou a importância do trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral por meio do Cartório Eleitoral de Santarém, devido ao sucesso alcançado durante o processo de recadastramento biométrico dos eleitores do Município. “Antes do prazo a Justiça Eleitoral conseguiu cadastrar mais de 200 mil eleitores de um universo de 230 mil. E esse número de cadastro ainda vai ampliar muito mais, porque esse trabalho vai até o dia 04 de maio”, disse Emir, acrescentando que nada mais do que justo prestar esse reconhecimento à Justiça Eleitoral pelo competente trabalho realizado nas três  zonas eleitorais em Santarém.

Retoques

Coluna Impacto 3A coluna parabeniza a elegante Dalila Tapajós (foto), que na segunda-feira, dia 11, estará trocando de idade e festejará a data ao lado de seus familiares e amigos. * O espetáculo “Os Bem Intencionados” traz mais uma novidade aos palcos santarenos. Nos dias 09 e 10/04, o espetáculo estará em cartaz com o tema de improviso: Proibidão (classificação indicativa: a parti de 16 anos). * Estão abertas até o dia 11 de abril as inscrições para a Semana dos Povos Indígenas da Ufopa 2016. A Semana ocorrerá entre os dias 12 e 15, e pela manhã, um ritual indígena será realizado na Praça Rodrigues dos Santos, marco histórico de Santarém, marcando a abertura do evento. * O Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa obteve aprovação junto ao MEC para a implantação, em 2017, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, com enfoque na Estratégia em Saúde da Família. O processo seletivo ocorrerá no final do ano de 2016, através de edital público que será divulgado no sítio da Ufopa. * O Projeto “Mosquito, aqui não”, da Semed, foi apresentado na quarta-feira, (06/04), no auditório Emir Bemerguy, com o objetivo orientar, de forma lúdica, pedagogos que trabalham com a educação infantil em Santarém, sobre os cuidados necessários no combate à dengue.

Um comentário em “Coluna Impacto

  • 8 de abril de 2016 em 08:42
    Permalink

    sobre o INCRA tem alguns funcionários (os mais antigos) estão querendo trabalhas e estes funcionários que tem 06 ou até 09 anos estão atrapalhando, o chalito só dava bom dia ou boa tarde para os novos porque não querem o novo sup será que é indicado pelo Dep Chapadinha o cara é da região,

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *