O poder da Mídia

Pierre-Ramalho
Pierre-Ramalho

A modernização dos meios de comunicação deu aos que detêm o controle da grande mídia poderes imperiais. Os mitos, os ídolos e, os bandidos, em questão de segundos podem surgir ou desaparecer pela força dessa ferramenta poderosíssima; literalmente uma vara de condão. Entretanto, mesmo com o poder de controlar a sociedade, a modernização dos meios de comunicação de uma forma geral quebrou estruturas sociais provincianas que dominavam a sociedade brasileira, sobretudo, nos interiores, destruindo currais, assim permitindo o descortino da percepção das pessoas, tornando-as mais livres e soberanas.

Em qualquer cidade do Brasil, por mais remota que seja o povo esta informado dos fatos, quase que em tempo real. O poder da mídia pode agir de formas opostas, ou seja; aos que tem conhecimento contribuirá para a formação de juízo. Aos desenformados, infelizmente a grande maioria da população, pode confundir ainda mais a cabeça do cidadão dificultando o entendimento das engrenagens do Poder constituído, enfim, pode transformar o povo em massa de manobra.

Nós sabemos que a democracia na essência é utópica. Por mais evoluída que seja uma sociedade sempre haverá privilegiados. A mídia soberana e imparcial, também o é. Os veículos de comunicação direta ou indiretamente estão subordinados a interesses de pessoas, ideologias, classes sociais ou governos. Entretanto, mesmo não sendo isenta a Mídia é uma das salvaguardas do Estado Democrático de Direito. O livre curso da informação permite que a sociedade se manifeste. O mais importante é que apesar da tendenciosidade da mídia um relevante serviço foi prestado à sociedade; induziu-se no Sensu Comum, independentemente de classe social a concepção de que a corrupção é o mal maior dos nossos males.

O resultado desse novo sentimento Nacional é o encurralamento da corrupção e do corporativismo como escudo protetor dos corruptos. Daqui para frente vai ser mais difícil roubar o erário, sobretudo, ficar impune. A cassação de Eduardo Cunha é um exemplo, nos mostra que estamos no limiar de uma nova era. Essa guerra contra a corrupção institucionalizada cuja expressão maior é a Operação Lava Jato, é fruto da livre informação, que trouxe aos olhos da sociedade a lama onde chafurdavam nossos representantes, enfim, é um reflexo da perseverança e do amadurecimento da sociedade civil organizada. Assim como no passado o povo repudiou a escravidão, hoje repudia a corrupção que macula a todos nós, indistintamente.

Esse sentimento de repúdio tornou a sociedade mais atenta, mais consciente e livre de sectarismos ideológicos, enfim, a ver o exercício da cidadania como a mais eficiente arma de defesa da população. Mitos que condicionavam a moralidade ou a improbidade dos governos a ideologias ou Partidos Políticos, caíram por terra. Isso nós devemos à liberdade de expressão, ao livre curso da informação que possibilitouao povo não mais ver o PT e os Partidos de esquerda como templos de moralidade. Ao caírem na vala negra de seus comparsas de butim ao erário, esses ícones enlamearam suas histórias comprometendo o sonho de construção de uma sociedade mais justa e igualitária, enfim, mostraram que corrupção não tem partido nem ideologia.

Apesar do caos, como Fênix rediviva ressurgiremos das cinzas, mais dignos, libertose fortes. A transparência dos governos, a livre informação é uma condição imposta por essa nova sociedade que surge levantando a bandeira da LavaJato, sem dúvida, mais informada, mais imune até mesmo àinevitável tendenciosidade da mídia.

Fonte: RG 15/O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *