Diocese de Santarém terá mudanças a partir de 2017

A partir de 2017, a Diocese de Santarém, oeste do Pará, terá novidades. Serão criadas sete novas áreas pastorais, uma nova paróquia e o Seminário Propedêutico. As novidades retratam o crescimento da Igreja Católica na região.

O bispo da Diocese, Dom Flávio Giovenale, destaca a importância das novidades: “É a igreja católica que está crescendo, graças a Deus; graças ao empenho dos agentes de pastorais, aos leigos, aos padres, as irmãs, que estão fazendo um bom trabalho para que o reino de Deus aconteça. Isso se manifesta depois que o povo participa mais e a necessidade de ampliar. Também tivemos a graça de dez novos padres originários da Índia. Isso nos dá uma contribuição muito bonita”.

Os padres indianos a quem Dom Flávio se refere são os da congregação Carmelita de Maria Imaculada, que começaram a chegar a Santarém em 2015, para ajudar nos trabalhos pastorais da Diocese e que vão assumir algumas paróquias a partir do ano que vem.

Área Pastoral e Paróquia

As novas áreas e a paróquia vão ser criadas este ano, mas os trabalhos iniciarão em 2017. As áreas e a paróquia a serem criadas são as seguintes:

Município: Santarém

ü  Área Pastoral Santa Teresinha do Menino Jesus – bairro Jardim Santarém

ü  Área Pastoral Nossa Senhora de Nazaré – bairro Vitória Régia

ü  Área Pastoral São Paulo – comunidade Jacamim

ü  Área Pastoral Bom Pastor – distrito de Boa Esperança

ü  Área Pastoral Santo Arnaldo – Rio Arapiuns

Município: Belterra

ü  Área Pastoral São Jorge

Município: Monte Alegre

ü  Área Pastoral Divina Misericórdia

ü  Paróquia Cristo Rei

Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular (Diocese ou Arquidiocese), e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco (padre) como a seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano.

Área Pastoral é uma comunidade de fiéis (que pode ser constituída por várias comunidades) em fase de estruturação para ser elevada à categoria de paróquia. Ela também fica sobre os cuidados de um sacerdote.

Seminário Propedêutico

Outra novidade é a criação do Seminário Propedêutico que funcionará no bairro Diamantino, e será coordenado pelo padre Alessandro Miranda Pinto. O Seminário Propedêutico será uma preparação para o jovem que terminou o Ensino Médio e que deseja ingressar no processo formativo para a vida presbiteral.

Diocese de Santarém

A Diocese de Santarém é formada por sete municípios: Almeirim, Aveiro, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém (sede). Para facilitar na ação missionária, atualmente, é dividida por 11 regiões pastorais.

Com a criação de novas áreas e paróquia, a Diocese passa a ter 24 paróquias e 19 áreas pastorais.

Fonte: RG 15/O Impacto e Aritana Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *