Padres da Diocese de Santarém renovam promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos

A celebração ocorre nesta quinta-feira, dia 06, na Igreja de Sant’Ana, presidida pelo bispo Dom Flávio Giovenale.

Nesta quinta-feira, 6 de abril, os padres da Diocese de Santarém renovarão as promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos, que ocorrerá na Igreja de Sant’Ana, bairro Santana, às 19h30. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Flávio Giovenale.

Na celebração participam os padres diocesanos e das congregações que atuam nas comunidades da Diocese de Santarém: franciscanos, jesuítas, verbitas e carmelitas. A celebração contará com a presença de religiosos e religiosas de várias congregações em missão na diocese, e de representantes das comunidades da cidade de Santarém.

Segundo os costumes da Igreja, a missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, porém, considerando a realidade da Diocese de Santarém, ela é realizada uma semana antes para que os padres estejam presentes em suas comunidades e paróquias nas celebrações da Semana Santa.

Bênção dos óleos

Além de renovar as promessas sacerdotais, nessa missa é dada a bênção dos três óleos usados em momentos especiais: óleo dos enfermos, do catecúmeno, conhecido como batismo e o óleo do crisma, usado também na unção das mãos durante a ordenação de um padre ou bispo.

Retiro do Clero

Os padres estão em retiro espiritual desde a última segunda-feira, 3 de abril, no Centro de Formação Emaús, com assessoria do bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti. O retiro encerra nesta quinta-feira.

Diocese de Santarém

A Diocese é formada por sete municípios: Almeirim, Aveiro, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém(sede). Para facilitar na ação missionária, ela é dividida em 11 regiões pastorais, compostas por 24 paróquias e 19 áreas pastorais.

Fonte: RG 15/O Impacto e Aritana Aguiar/Diocese de Santarém

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *