Instituto Juruti Sustentável estreita parcerias com Câmara de Vereadores

Na última terça (26), o Instituto Juruti Sustentável – IJUS participou de sessão ordinária na Câmara Municipal de Juruti e apresentou um balanço atualizado das atividades desenvolvidas na região. O objetivo foi esclarecer a missão do IJUS, destacando a transparência da atuação do Instituto, que foi recentemente elevado à condição de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), possibilitando maior acesso a parcerias também com o setor público.

O IJUS acaba de receber uma Moção de Aplausos, de autoria do Vereador Fladimir de Azevedo Andrade, pela titulação de OSCIP concedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tornando o Instituto uma organização de interesse público.

Os vereadores de Juruti tomaram conhecimento de que o IJUS já realizou mais de R$ 870 mil em investimentos em projetos de sustentabilidade em Juruti e entorno. Todo o processo de seleção e aprovação de projetos para financiamentos do IJUS foi apresentado. Foram feitos esclarecimentos sobre as documentações exigidas, critérios de avaliação dos projetos, desembolsos em parcelas e prestações de contas, além da própria estratégia de investimentos do Instituto.

“Os projetos apoiados pelo IJUS devem ter importância local, considerando Juruti e entorno, e precisam comprovar parâmetros de sustentabilidade em suas ações, dando perspectivas de continuidade mesmo após esgotados os recursos do financiamento”, explicou Bárbara Espínola, secretária executiva do IJUS. Além de apoiar com recursos financeiros, o IJUS oferece orientações e suporte para que as organizações locais possam construir projetos bem mais elaborados.

Além disso, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), em parceria com o IJUS, realizou a captação de mais R$ 1,5 milhão junto ao Banco Mundial, trazendo ações do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade – Probio II, do Ministério do Meio Ambiente, ao município de Juruti.

As cadeias produtivas da pesca, cultivo da mandioca, frutas, hortaliças e mudas florestais madeireiras e não-madeireiras foram estudadas pelo Probio II com uma série de capacitações e diagnósticos em Juruti. Na cadeia da pesca, por exemplo, foram adquiridos kits de pesca que incluem barracas e equipamentos de manipulação de peixe fresco, que serão cedidos a pescadores associados da Colônia de Pescadores Z42.

Vejo muito positivo o trabalho que o IJUS vem desenvolvendo, pois é uma Instituição séria e que as ações e projetos que são desenvolvidos, tem uma boa visibilidade e apresenta bons resultados.. Comenta Vereador Adão Pinheiro.

O IJUS é composto por representantes das organizações civis, poder público e empresas de Juruti, e a Câmara Municipal possui assento no conselho do Instituto. Neste encontro, estavam presentes todos os 13 vereadores, inclusive Marisson Garcia, o presidente da Casa Legislativa.

Fonte: RG15\O Impacto e Ítalo Brum\IJUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *