Refugiados venezuelanos invadem Santarém

A Semtras convocou uma reunião para esta segunda-feira para discutir situação dos indígenas venezuelanos refugiados

Sobre a situação dos 28 indígenas refugiados venezuelanos que estão na cidade desde a madrugada do dia 28 de setembro e, no momento, abrigados em uma instituição religiosa, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), convidando órgãos federais, estaduais, municipais, instituições religiosas e entidades Indígenas para uma reunião em caráter de urgência, nesta segunda-feira (2), às 14h, no auditório do Centro Municipal de Informações e Educação Ambiental (Ciam), para formação de uma comissão intersetorial que tratará dos assuntos pertinentes aos refugiados indígenas oriundos da Venezuela.

A Semtras foi informada que, na manhã de sábado (30), algumas mulheres e crianças estavam pedindo esmolas na Avenida Rui Barbosa, centro da cidade. Uma equipe da Semtras vai orientá-los quanto a essa prática e alertá-las sobre o risco que estão colocando as crianças.

A Semtras está garantindo a alimentação adequada, materiais de higiene e local para dormirem, além de atender até aos pedidos especiais como o fornecimento de trigo para que produzam um pão indígena. A Semtras esclarece ainda que não pode privar essas pessoas de liberdade.

Os refugiados venezuelanos foram atendidos pelo governo municipal desde a chagada deles na cidade. O Conselho Tutelar iniciou o encaminhamento para os órgãos ligados aos indígenas da cidade, e também acionou uma equipe do Centro POP que foi até o local fazer uma abordagem social. Ao identificar que o grupo venezuelano estava em situação de rua, a equipe encaminhou os refugiados em um ônibus até o prédio do Centro POP, onde eles receberam alimentação adequada, tomaram banho e lavaram as roupas. Após esses procedimentos, a equipe técnica cadastrou todos.

Por articulação da Prefeitura de Santarém junto aos parceiros, foi contactada uma instituição religiosa que ofereceu apoio para abrigá-los até segunda-feira (2). Os indígenas refugiados venezuelanos foram levados em um ônibus na noite de quinta-feira (28) para a instituição religiosa para se abrigar, após jantarem no Centro Pop .

Na manhã de sexta-feira (29), o grupo tomou café, as mulheres e crianças permaneceram no local e os homens saíram para tentar alguma forma de trabalho na cidade.

A Semtras disponibilizou toda a alimentação até segunda-feira (2). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foi acionada, por meio da equipe de Consultório na Rua, que fez avaliações de saúde e irá realizar os encaminhamentos necessários a partir dos diagnósticos.

Fonte: RG15\O Impacto e Ascom\PMS

]

 

4 comentários em “Refugiados venezuelanos invadem Santarém

  • 3 de outubro de 2017 em 06:56
    Permalink

    se não fosse a intervenção dos militares brasileiros, esse era o nosso sistema, igual da Venezuela, cuba, coreia do norte, e tantos outros.

    Resposta
  • 2 de outubro de 2017 em 15:38
    Permalink

    Pelo jeitão, essa solidariedade está sendo oportuna mesmo é pra direita!

    Resposta
  • 1 de outubro de 2017 em 22:37
    Permalink

    É hora da raivosa e barulhenta esquerda , aquela que apoia Maduro em tudo que ele faz – até a matança de quem protesta – começar a levar esses índios para suas casas, afinal a tão propalada “”solidariedade socialista” tem uma excelente oportunidade de ser posta em prática. Vamos lá comunistas, o presentão do ditador venezuelano aguarda seu abraço e abrigo !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *