Carnaval na área urbana pela 2ª vez será coordenado pela Libes; veja a programação oficial

Programação este ano inicia com a “Primeira Levada Carnavalesca”, no domingo (4) na Orla de Santarém

Representantes da Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes) e da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) alinharam na tarde de terça-feira (30), os últimos detalhes para a folia oficial carnavalesca no município. Pela segunda vez, o carnaval na área urbana será coordenado pela Libes.

A programação este ano inicia com a “Primeira Levada Carnavalesca”, no domingo (4) na Orla. Nos dias 10 e 13 de fevereiro a folia será na Praça de Eventos com dinâmica diferenciada de folia para a população. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Prefeitura dará apoio para a folia em Alter do Chão, com duas opções de festa: Carnaval mela-mela na Praça do Çairé e Carnaval Cara Limpa na Praça 7 de Setembro.

“Ajustamos o Carnaval em Santarém levando em consideração a reponsabilidade com recurso público. Estávamos ainda no aguardo da confirmação de participação da Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (Asac), no entanto, a exemplo do ano passado, esta entidade desistiu de participar do carnaval. Assim, concluímos o fechamento da programação. Nós dialogamos com as duas entidades explicando que o governo não iria subsidiar verbas à entidades privadas e que ajudaríamos na infraestrutura. Este ano, a Libes atendeu a proposta. Vamos iniciar a programação no domingo, apoiando a primeira Levada Carnavalesca no corredor da Avenida Tapajós, saída da Praça Tiradentes e encerramento na Praça do Pescador e nas datas oficiais o carnaval do povão na Praça de Eventos”, explicou o secretário municipal de cultura, Luís Alberto Figueira.

[/midias/2018/600px/up_ag_1724__mg_9466.jpg]Na Praça de Eventos, a programação contará com as participações de Bandas locais, animação de todos os blocos da Libes e dos blocos institucionais, como o do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, com o Bloco da Semtras.

“Mais uma vez a entidade aceitará o desafio de estar na organização do Carnaval com o apoio do governo municipal. Dialogamos junto ao governo, cientes das limitações de recursos e aguardamos novamente os populares para brincar nessa nova dinâmica de apresentação – que será sem desfile por bloco, mas com exibição de todos blocos da Libes juntos, no estilo pipoca. Desta forma, evitaremos a utilização do amido de milho, spray e similares”, informou o presidente da Libes, Adailson Sardinha.

A assistente técnica em cultura do Sesc, Daniele Torres, ressaltou que mais uma vez o Bloco Curumim Folia estará junto na folia carnavalesca da área urbana. “Este é o sétimo ano de participação do Bloco e não poderíamos ficar de fora deste evento culturalmente importante para nossa cidade, o Carnaval. Um momento de diversão para as famílias e Curumim Folia estará presente. E sempre orientamos na responsabilidade do não uso do amido de milho, sprays e similares, somos a favor do uso da serpentina, do carnaval limpo e seguro”, destacou.

Carnaval em Alter do Chão
A folia carnavalesca na Vila de Alter Chão está garantida com o apoio do governo municipal no domingo (11) e na segunda (12), com a folia carnavalesca democrática em dois pontos do balneário: o Carnaval Cara Limpa na Praça Sete de Setembro e na Praça do Çairé, o Carnaval Mela-mela.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CARNAVAL DE SANTARÉM 2018

ÁREA URBANA
. Dia 04 Fevereiro de 2018 (Domingo) – Abertura Oficial do Carnaval Santareno – Levada Carnavalesca com o Trio Paulada.
Concentração: Praça Tiradentes
Dispersão: Praça do Pescador
Horário: 18h às 22h

. Dia 10 de Fevereiro de 2018 (Sábado) – Praça de Eventos
– 19h Apresentação do Curumim Folia (Serviço Social do Comércio- SESC)
– 19h30 – Bloco da Semtras
– 20h – Banda Gui Estouradão
– 21h – Largada do Trio Paulada com os Blocos da Libes.
Obs.: Encerramento previsto às 2h

. Dia 13 de Fevereiro de 2018 (Terça-Feira) – Praça de Eventos
– 20h – Banda 5ª Dimensão
– 21h – Largada do Trio Paulada com os Blocos da Libes
Obs.: Encerramento previsto às 2h

VILA DE ALTER DO CHÃO
. Dia 11 de Fevereiro de 2018 (Domingo)
– 17h – Orla de Alter do Chão – Carnaval Cara Limpa
Encerramento: 22h
– 17h – Praça do Çairé – Carnaval do Mela Mela
Encerramento: 2h

. Dia 12 de Fevereiro de 2018 (Segunda Feira)
– 17h – Orla de Alter do Chão – Carnaval Cara Limpa
Encerramento: 22h
– 17h – Praça do Çairé – Carnaval do Mela Mela
Encerramento: 2h

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *