Chuva intensa provoca alagamentos em ruas, comércios e residências

 

(Asfaltamento sem galeria prejudica moradores na rua Óbidos)

O inverno amazônico se intensificou no mês de fevereiro. Na manhã desta terça-feira (27), os santarenos ficaram ilhados. Foram poucos os locais que não sucumbiram pelas fortes enxurradas ocasionadas pela chuva intensa.

Na zona leste, a avenida Curuá-Una,  em vários pontos ficou intransitável. Comerciantes do Mercado da Prainha se esforçaram para evitar prejuízos maiores.

Outra via importante que ficou submersa foi a Avenida Magalhães Barata.

No bairro do Santarenzinho, os moradores da rua Cruzeiro do Norte tiveram suas residências invadidas pelas águas pluviais. Móveis, eletrodomésticos e outros objetos precisaram ser erguidos.

Trecho na Rua Lameira Bittencourt totalmente alagado

Obra da Prefeitura causa alagamentos:  De acordo com os moradores da rua Óbidos, entre São Nicolau e Avenida Muiraquitã, no bairro Interventoria, o que deveria ser uma solução acabou por virar um pesadelo para os moradores. A pavimentação asfáltica sem galeria, fez com que a enxurrada entrasse nas residências (vídeo).

Árvore caiu e bloqueou trecho da Rodovia Santarém-Cuiabá

Os frequentes prejuízos com a perca de móveis e eletrodomésticos, além da sujeira, é motivo de indignação da população. “Santarém é uma cidade no coração da Amazônia. As chuvas são rigorosas. A prefeitura tem que iniciar uma obra e terminar. Além do mais, asfaltar só por asfaltar chega a ser uma negligência. É necessário infraestrutura para escoamento das águas da chuva”, desabafa uma moradora.

Ainda no bairro Interventura, na avenida Castelo Branco, veículos foram arrastados pela enxurrada, conforme mostra o vídeo abaixo:

 

Trecho urbano da BR-163 interditado – Quilômetros de congestionamento foram registrados na BR-163, próximo a Avenida Moaçara, no bairro da Floresta. O volume de água nas duas pistas da via foi tão grande, que veículos e caminhões que tentaram passar ficaram no meio do caminho. Assista o vídeo a seguir:

 

Previsão de mais chuvas –  O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê para toda esta terça-feira um volume acentuado de chuva para Santarém. Segundo a entidade, a previsão para o período da tarde e noite é de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

REUNIÃO DE EMERGÊNCIA: Devido as fortes chuvas que estão caindo na cidade, a Prefeitura de Santarém realiza no final da manhã desta terça-feira, no gabinete do prefeito em exercício José Maria Tapajós, uma reunião de emergência com os titulares das secretarias de Infraestrutura, Trânsito, Agricultura e Defesa Civil, para diagnosticar os problemas causados pelas chuvas e traçar planos emergenciais.

RG 15 / O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *