Coluna Impacto Ed. 1188

QUE TIRO FOI ESSE?
Tem muita gente reclamando da mudança do fluxo de veículos que foi feita pela SMT no centro da cidade. Primeiro, inverteram o sentido na Tr. 15 de Novembro, que antes os veículos subiam, agora só descem, depois disso os acidentes acontecem diariamente. Agora, a SMT decidiu colocar um semáforo no cruzamento da Avenida Tapajós com a Travessa 15 de Novembro. A revolta, é que para estacionar um veículo nesse trecho já era difícil, agora ficou pior, pois cerca de 20 vagas de estacionamento foram perdidas nessa mudança toda. A mesma coisa se fala no cruzamento da Avenida Sérgio Henn com a Anísio Chaves, onde pintaram umas faixas no asfalto e os acidentes continuam acontecendo. Já tem gente questionando os engenheiros de trânsito que atuam na SMT.

REITOR DA UFOPA
O Deputado Federal Hélio Leite, presidente do DEM no Pará, levou o Reitor eleito da UFOPA, Hugo Diniz, para uma audiência diretamente com o Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), que garantiu a sua nomeação como Reitor da UFOPA, sendo que a lista tríplice foi enviada para a UFOPA para fazer as adequações necessárias e tão logo seja reencaminha ao Ministério da Educação será feita a nomeação de Hugo Diniz. Já foi confirmado, inclusive, que o deputado Hélio Leite estará presente na posse do novo reitor da UFOPA. Sobre o novo reitor, Hélio Leite afirmou que “Hugo é um homem sério e comprometido com a comunidade acadêmica e tenho certeza que fará uma excelente gestão à frente da UFOPA, contando com todo nosso apoio para este fim”. Na ocasião, também foram garantidos recursos para a educação do município de Belterra, que esteve representado na Audiência pelo prefeito Dr. Macedo e Vereador Vado.

TROCA DE PARTIDOS
A janela partidária, período de 30 dias em que deputados são livres para trocar de legenda sem o risco de punição, começou na 5ª feira (08/03) e vai até 7 de abril. De acordo com a Lei nº 13.165/2015, vereadores e deputados estaduais e federais, no último ano dos seus mandatos, podem mudar de partido, sem risco da perda do mandato, no período de trinta dias que antecede o prazo de filiação de seis meses exigido em lei para concorrer à eleição daquele ano. O Vereador não poderá trocar de partido, pois em 2018 não é o último ano de seu mandato. Para o Vereador que pretende ser candidato nessas eleições só existem apenas duas possibilidades: sofrer penalidade de expulsão ou ingressar com uma ação alegando justa causa para desfiliação.

FINANCIAMENTO DE CAMPANHA
Esse ano terá novas modalidades de financiamento de campanha. A proibição de doação de empresas para as campanhas eleitorais, fez surgir novos instrumentos para patrocinar os candidatos nas eleições. Um deles será o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Dinheiro Público). O outro será a famosa “vaquinha virtual”, uma forma de arrecadação de recursos feita mediante ferramentas disponíveis na internet. Será que os políticos ‘paraenses’ estão com credibilidade junto ao eleitor, para fazerem “vaquinha”?

MAIS MEDICAMENTOS
Vereador Sílvio Amorim, em contato com a Coluna, cobrou do Poder Executivo, prioridade para abastecer os postos de saúde e o Hospital Municipal de Santarém, que segundo ele, permanecem com o problema da falta de medicamentos. Outro assunto abordado pelo vereador, foi a respeito dos moradores que residem na ocupação conhecida por Juá, onde diversas famílias estiveram na Câmara no intuito de protestar e reivindicar a permanência de suas casas naquele local. Amorim defendeu os moradores, e pediu apoio do Estado e Município para regularização e legalização dos terrenos. Enfatizou que o povo necessita de moradia, sendo um direito garantido por lei.

ASFALTO NA TAPAJÓS
O trecho da Avenida Tapajós, entre a Travessa Augusto Montenegro até a Praça Tiradentes, deve ser olhado com cuidado por nossas autoridades, pois o asfalto que foi colocado recentemente está todo comprometido. Segundo um especialista falou à Coluna, a empresa responsável pela obra não está fazendo o serviço direito, ou seja, cavaram a avenida para colocar tubulação, depois jogaram areia para tapar, colocaram cimento por cima e depois passaram asfalto. O resultado é que, em menos de cinco meses o asfalto está afundando. Ou seja, não fizeram a compactação direito. Um serviço mal feito e quem corre perigo é a população.

CRISE EM BELTERRA
A bancada da oposição em Belterra, no oeste do Pará, acaba de ganhar um novo integrante, e de peso: o vereador Jonas Palheta (PSD), que até então era o líder do governo Macêdo (DEM) na Câmara de Vereadores. O parlamentar renunciou à liderança na sessão ordinária de terça-feira, dia 06. Agora, são quatro os vereadores que fazem oposição ao médico Jociclélio Macêdo: Tinen Santos (PT), Ulisses Medeiros (PSDB), Helivelton Lima (PT), e Jonas Palheta (PSD). A Câmara de Belterra é composta de 9 vereadores. Jonas Palheta deixou a liderança insatisfeito com o tipo de gestão implementada por Doutor Macêdo.

REFUGIADOS VENEZUELANOS
Uma equipe do Ministério da Saúde esteve na manhã de quarta-feira (07), fazendo uma visita técnica para verificar in loco a atual situação dos refugiados venezuelanos, abrigados em Santarém. Na ocasião, uma reunião foi realizada no auditório do CIAM, para discutir um plano de ação conjunta que deve ser colocado em prática para atender essas pessoas. A reunião contou com a participação da Semsa, CTA, Divisa, além de órgãos ligados à assistência social, à educação e à assistência aos povos indígenas em Santarém. A reunião serviu para discutir os problemas, as demandas e a forma como o poder púbico pode atuar no atendimento a essas famílias, especialmente no que diz respeito à saúde, assistência social e à educação. Todos os pontos debatidos na reunião devem ser repassados aos demais setores da Semsa, para que o plano de ação na área de saúde seja sugerido e firmado com o apoio e a parceria de todos.

FORMAÇÃO EM COACHING
Santarém será palco da Primeira Turma de Formação em COACHING – Professional Personal Coaching Certification (PPCC). As turmas serão divididas em módulos. Módulo I, de 15 a 18.03.2018. Módulo II, de 29.03 a 01.04.2018. O horário será das 9h às 13h e das 14:30 às 18:30. Todos receberão Certificação Internacional pela World Coaching Council – WCC (Conselho Mundial de Coaching). A carga horária será de 60 horas. O evento terá como facilitador, Ricardo Abel Tavares, Head Trainer da SLADH TREINAMENTOS. Mais informações pelo telefone: (93) 99122-7237. A santarena Talita Liberal será a coordenadora dessa primeira turma de coaching em Santarém.


IMPACTANDO

Tem muita gente questionando se é legal a SMT multar veículos estacionados no aeroporto de Santarém, já que a Rodovia Fernando Guilhon é estadual, estão, quem tem o direito de aplicar multas é o Detran. Com a palavra, os especialistas nesse assunto. * Até o dia 17 de março, a procuradoria jurídica da Ufopa deve entregar à reitoria da instituição, parecer técnico acerca da recomendação do MEC para reelaboração da lista tríplice para o cargo de reitor. * Governador Simão Jatene estará em Santarém neste sábado para a assinatura da ordem de serviço do Terminal Hidroviário. Na sexta ele vai para Alenquer assinar outra ordem se serviço. Por que somente nesta época de campanha é que o Governador olha para nossa região? * A Semsa esteve com equipes de saúde realizando atendimento na região do Tapará, ontem, dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a parceria da Ufopa, que disponibilizou o barco Abaré para o deslocamento da equipe. * A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Diocese de Santarém, realizou uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na quinta-feira (8), no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher- Maria do Pará, com abertura do Momento Mariano. Às 11h, houve Missa no Hall de Entrada da Prefeitura de Santarém e, às 17h, Caminhada das Marias. O tema da programação foi o mesmo da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *