Calçada da Praça Rodrigues dos Santos desaba no centro de Santarém

Comerciantes do complexo dos mercados Modelo e Municipal, na área central de Santarém denunciam o abandono da Praça Rodrigues dos Santos. Entre os problemas de falta de manutenção no logradouro público, parte da calçada da praça desabou. Segundo os comerciantes, o problema aconteceu devido as fortes chuvas que caíram nos últimos dias sobre a cidade. Os riscos de acidentes são eminentes no local.

Quem trafega no local constata pedaços de material de construção espalhados pela praça. Os comerciantes pedem uma solução imediata da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), para fazer reparos na parte que desabou ou pelo menos isolar o local, para evitar acidentes com pedestres.

HISTÓRICO: Segundo historiadores de Santarém, a Praça Rodrigues dos Santos foi o berço da história de Santarém, pois no local desembarcou o fundador da cidade Padre João Felipe Bettendorf, onde construiu a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição. Era o centro da aldeia dos índios que a denominavam “Ocara Açu” que significa Praça Principal.

Após a catequização dos índios pelos jesuítas a praça passou a ser chamada de “Tupana Ocara” que quer dizer “Praça de Deus”. Muitas outras denominações foram dadas a ela, tais como: Largo do Pelourinho, Largo das Amendoeiras, Largo da Imperatriz, Largo do Teatro e outros, até chegar ao nome atual que foi dado em homenagem ao ilustre santareno, Doutor Manoel Waldomiro Rodrigues dos Santos. A sua estrutura está montada em cima de um cemitério humano de grande valor arqueológico. 

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *