‘HRBA na Escola’ trabalha prevenção a ISTs com mais de 400 jovens

Foram três dias de projeto, oito instituições visitadas, mais de 400 adolescentes assistindo às palestras educativas e de 200 testes rápidos realizados. O número de doses da vacina contra o HPV aplicadas passou de 100. Estas são as informações da primeira semana do “HRBA na Escola”, projeto promovido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, Oeste do Pará, desde o ano de 2012.

Em sua sétima edição, o projeto trabalha o tema “Saúde e Prevenção nas Escolas”, com foco nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids e a importância da prevenção para o público-alvo: adolescentes de 12 a 15 anos de idade, estudantes de 19 escolas das redes municipal e estadual de ensino e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

A abertura desta edição aconteceu na segunda-feira, 26/3, na sede do IFPA Santarém. Além das palestras educativas, o projeto também contempla outras atividades com o tema da prevenção: rodas de conversa, vídeos educativos, distribuição de fôlderes, apresentação de paródias, atividades com fantoches, teatro, além do teste rápido para HIV/Aids, Hepatite B e Sífilis, e a vacina contra o HPV, que é aplicada em meninos e meninas na faixa etária de 12 a 14 anos.

Para a coordenação do projeto, os primeiros dias do “HRBA na Escola” têm sido um sucesso. “A gente avalia como muito proveitosos esses primeiros dias. Chegamos na metade do projeto e daremos continuidade. Estamos conseguindo alcançar a nossa meta, que é levar a essas escolas, além da educação em saúde, que é o foco principal, também atividades de promoção e prevenção da saúde voltadas a essa faixa-etária”, destaca a supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e responsável pelo projeto, Sheila Mara Bezerra de Oliveira.

O “HRBA na Escola” já passou pelas escolas Aderbal Tapajós Caetano Corrêa, Professora Terezinha de Jesus Rodrigues, Gonçalves Dias, Brigadeiro Eduardo Gomes, Alberico Mendes Novoa, Delano Riker Teles de Menezes e Raimunda de Lira Maia, além do Instituto Federal do Pará.

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de abril, o projeto seguirá visitando mais instituições de ensino de Santarém – são 20 no total – com um cronograma de atividades nos turnos da manhã e tarde. Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Baixo Amazonas promove esta sétima edição com apoio das secretarias de Educação e Saúde do município e do estado do Pará, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Instituto Esperança de Ensino Superior, IFPA e da Escola de Artes de Santarém.

Fonte: RG 15\O Impacto e Ascom\HRBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *