Bocão Ed. 1223

ACES

Com a guerra formada entre duas chapas da ACES, quem vai perder é a classe empresarial. Olavo não tem condições de assumir se ganhar, se ganhar não vai ter apoio do Prefeito Nélio e do Governador Helder Barbalho. Roberto Branco, embora pacificador, muitos empresários não estão concordando com sua administração. Para acabar com essa guerra de orgulho, deveriam os dois candidatos sentarem para conversar. Dessa conversa deveriam Olavo e Roberto desistirem e indicarem, pelo lado do Olavo, Alberto Oliveira que realizou uma excelente administração integrando o governo Municipal, Estadual e Federal. Pelo lado do Roberto Branco o indicado deveria ser o empresário Alexandre Chaves, que tem acesso a todos os empresários e a várias associações e instituições, Alexandre é um empresário dinâmico, competente e acessível.

CALDEIRÃO DO SIMÃO

O governador do estado, Simão Jatene, no apagar das luzes, quer fazer prevalecer suas determinações, igualando-se àqueles bruxos da antiguidade, que recorriam a todos tipos de mandigas e subterfúgios, para alcançarem seus objetivos ou das pessoas por quem eram contratados. No entanto, ele não contava com a atuação da população e da Justiça, que pelo bem de todos os paraenses, quebraram a colher que mexe o caldeirão do Simão.

CALDEIRÃO DO SIMÃO 2

Em decisão proferida no dia 31 de outubro, o Juiz de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Raimundo Rodrigues Santana, deferiu parcialmente a Liminar, em processo que aponta possível irregularidade nos procedimentos lançados pelo Estado do Pará, na pessoa do governador, para viabilizar Operação de Crédito Adicional junto ao Banco do Brasil. A decisão é uma resposta à ação popular movida por Raquel Araújo da Silva.

Na sentença o magistrado determinou a proibição ao Estado do Pará de contrair novas operações de crédito e/ou contratos de empréstimos com suporte na Lei Estadual nº 8.725/2017.

CALDEIRÃO DO SIMÃO 3

Segundo a denúncia da peça jurídica, no projeto de Lei aprovado na Alepa, que garantiu a possibilidade de novas operações de crédito, “não foi observado requisitos mínimos quanto a viabilidade das propostas apresentadas pelos agentes financeiros e a análise da capacidade de pagamento do Estado do Pará, nos termos da Portaria nº 501, de 23 de novembro de 2017, do Ministério da Fazenda.

 “Há, de fato, indicativo de irregularidade no procedimento administrativo, com perspectiva de contaminação da norma legal. Ademais, subsiste o risco do dano irreparável, eis que a continuidade das operações creditícias com o Banco do Brasil S/A poderá comprometer o erário, em prejuízo do contribuinte e da sociedade em geral”, assim justificou o Juiz.

CIDADE SUJA

A sujeira generalizada, causada pelo descarte irregular de lixo e entulhos nas vias do município de Santarém, é um problema que se agrava a cada dia e deixa as ruas e avenidas da cidade com um aspecto negativo, cheia de urubus. Seria importante aplicar a legislação com multas, contra quem contribui para o agravamento. Na orla da cidade, quando amanhece o dia, o que se vê é muita sujeira deixada pelos frequentadores. Isso mostra a falta de respeito e má educação de muitas pessoas, que não se importam com a sujeira, dando uma péssima aparência à nossa cidade.

CIDADE SUJA 2

Da periferia ao centro de Santarém, as principais ruas e avenidas estão sendo transformadas em depósito de lixo. Isso sem falar que terrenos baldios estão virando lixões a céu aberto, sem que os culpados por toda essa sujeira sejam penalizados, apesar de existirem leis que preveem punição para quem descarta lixo doméstico ou entulhos em vias e espaços públicos. As pessoas podem ajudar a manter as ruas sempre limpas. Para isso, devem observar os dias e horários que o carro coletor passa em suas ruas para então colocar o lixo doméstico em frente às suas residências. A Prefeitura deve fiscalizar e punir com rigor quem joga lixo nas ruas, nas avenidas, nas praças e nos canteiros da cidade. A população precisa ter consciência também do seu papel e ajudar a zelar mais por Santarém.

ABUSO

Leitores da Coluna denunciam uma empresa que atua no ramo de confecções, localizada na Trav. 15 de Novembro, hoje Trav. Joaquim Pereira, na área central de Santarém, que está causando transtornos aos pedestres. O abuso dessa empresa é tão grande, que colocaram mostradores de roupas na calçada impedindo a passagem de pedestres e quando os proprietários são questionados, dizem que não vão tirar de lá, pois possuem padrinhos fortes. O Ministério Público e a Prefeitura devem entrar em ação e fiscalizar esse abuso, pois quem sofre é o pedestre que é obrigado a ir para o meio da rua e disputar o espaço com os veículos.

NOME FORTE

Com a decisão da Justiça Federal de suspender os direitos políticos da ex-prefeita Maria do Carmo por três anos, que já havia declarado que iria participar das eleições para a prefeitura de Santarém em 2020, até agora o único nome forte é do atual prefeito Nélio Aguiar, que vai para a reeleição. Nélio tem mais dois anos de mandato para mostrar serviço à população e, tem tudo para fazer um bom governo, já que terá o apoio de Helder Barbalho, que assumirá o governo do Estado a partir de janeiro de 2019. Com certeza, o município de Santarém deverá ser olhado com mais carinho, pois foi bastante castigado no governo de Simão Jatene.

NOME FORTE 2

O ex-prefeito Alexandre Von, que poderia ser um nome forte, perdeu forças com a derrota do candidato apoiado pelo governador Jatene e seu partido político (PSDB) ficou desgastado. No PT o único nome forte é de Maria do Carmo, mas não poderá concorrer. No MDB o nome forte é de Antonio Rocha, mas o partido deve seguir a decisão do governador Helder, que já bateu a tecla de apoiar Nélio Aguiar. Outros partidos até agora não se manifestaram em dizer se lançarão candidatos. Ainda tem mais dois anos, pode ser que nesse período surja um outro nome para enfrentar Nélio Aguiar, mas até agora o atual Prefeito segue absoluto.

Por: Emanuel Rocha

22 comentários em “Bocão Ed. 1223

  • 11 de novembro de 2018 em 22:28
    Permalink

    1) Santarém a cidade mais suja do Brasil!
    2) A Divisão na ACES é normal e talvez saudável
    3) A CELPA é a arrecadadora dos altíssimos impostos cobrados na conta de energia e tem feito um bom trabalho com erros pontuais, o povo deve exigir do governo do estado uma espécie de “gatilho” impedindo por exemplo que os impostos ultrapassem 20% do consumido (cadê os deputados?)
    4) Jatene está envolvidos em vários escândalos, tanto quanto o ladrão e filho de ladrão Helder, mas pelo menos deixa o estado do Pará como o estado com melhor equilíbrio fiscal do Brasil
    5) Antônio Rocha, Nélio, Maria do Carmo, Von, Lira Maia, ….chega destas Tranqueiras tem que ser um nome que nada tem haver com essa turma ai ou Santarém fica do jeito que é… pobre, suja, limitada, violenta, sem acessibilidade e sem pespectiva, lembrando que o pior e Santarém é o “homo santarenus”.

    Resposta
    • 14 de novembro de 2018 em 10:45
      Permalink

      é ede vc está com todo apoio está celpa não vale nada só faz tirar o dinheiro do pobre pagando um absurdo a sua energia e os empresários pagam uma migalha isto é uma vergonha senhor governador eleito vc tem que faz algo em torno da celpa ok

      Resposta
  • 10 de novembro de 2018 em 13:19
    Permalink

    Como é o nome daquele presidente da Aces na década de 90 que movimentou santarem pela luta para trazer o tramoeste e acabar o apagão e mais mazelas consequentes do descasso do estado com nossa cidade?? Lembro que até FHC veio aqui lançar sua candidatura para a presidência….. A aces precisa de um representante peitudo e que não tenha nem rabo preso nem interesses particulares.

    Resposta
  • 9 de novembro de 2018 em 18:45
    Permalink

    QUERO SABER SE A NOVA CHEFE DO INCRA VAI DEIXAR A TURMA DO CRÉDITO QUE LIBEROU 2000 CASAS EM JURUTI VELHO E NÃO FIZERAM NENHUMA CADEIA NELES

    Resposta
  • 9 de novembro de 2018 em 15:04
    Permalink

    alo pessoal foi muito bom esta sexta feira a população ir para frente da celpa que está roubando o nosso bolso e tem que ve na cara do pessoal que não pode ficar deste jeito o governador helder tem que tomar a frente desta vergonha que é a celpa olha só todo mês sobe o kW está 0,99 é uma vergonha eu sou moro de um bairro distante já veio do mês de novembro e é 777,09 sabe bocão 477 , olha só está celpa está roubando por favor bocão não pode acontecer mais isto todo mês sobe , helder faz alguma coisa a luz mais cara do brasil é santarem.

    Resposta
    • 11 de novembro de 2018 em 09:39
      Permalink

      estes colaboradores da celpa diga terceirizados são muitos estúpidos estes que tirar leituras e também quando vão fiscalizar uma casa que só paga as parcelas e consumo nada os ar condicionado fica ligado direto esta casa é na rua e quadra 5 lote 11 no bairro maica-jaderlandia por favor não é justo pagar poucos e outras pessoas pagam absurdo, celpa……………………………………….celpa………………………………………se não ir lá vou a ministério público federal ok.

      Resposta
  • 9 de novembro de 2018 em 08:35
    Permalink

    PUTARIA MESMO O CENTRO
    PRA ANDAR DO CENTRO A GENTE FAZ AQUELA GINÁSTICA, INDO PRA CALÇADA E VOLTANDO PRA RUA
    TA LASCADO MESMO
    CADÊ A PREFEITURAAAAAAA?

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 18:20
    Permalink

    O HÉLDER BARBALHO JÁ BATEU O MARTELO PRÓXIMO PRESIDENTE DA ALEPA É IRAN LIMA

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 17:14
    Permalink

    Nélio, já deu! Não fez nada até agora, não vai mas fazer daqui com 2 anos. A vida dele é por a culpa na chuva. Só um milagre!!!!

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 17:07
    Permalink

    Temos que ir para as ruas pois as causadas estão cheias de entulho, balções e araras de roupas, fora aquele monte de camelôs na frente da igreja matriz, prefeitura poderia ter um lugar especifico para por esses trabalhadores, fica a dica.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 17:05
    Permalink

    Pessoal tem que parar de babar ovo do Nélio e começar a mostrar a realidade. Esse foi o pior mandato de todos os tempos. Já estamos na metade e ele nao fez nada. E ainda ficam puxando saco. Ele nao tem peito pra administrar essa cidade. É um pau mandado dos outros.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 17:04
    Permalink

    Lixo tem em todo lugar, mas o pior e estar na frente da cidade, na orla de Santarém, turista chega e se depara com essa imagem horrível. Tem nem vontade de voltar.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:27
    Permalink

    tem que tirar tudo da calçada toda cidade ta tomada de camelo estamos na frente do banco do brasil ninguem consegue nem passar.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:20
    Permalink

    Empresários deveriam se unir. Problema é que um quer mandar mais que o outro, uma quer ser mais que o outro, quem perde nessa picuinha sao todos. Olavo só aparece por aqui quando ta querendo alguma coisa. Pessoal já deveriam ter deixado de mao esse cara sanguessuga.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:19
    Permalink

    o código de postura tem que funcionar, não podemos andar nas ruas com essa roupas expostas na calçada impedindo a gente de andar.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:13
    Permalink

    As pessoas querem cobrar as coisas do governo, dos orgaos competentes, mas nao fazem a sua parte. Só sabem apontar o dedo mas são os primeiros a contribuir para o aumento da sujeira. Jogam lixo na rua, em qualquer lugar. Não se importam com a poluição, os riscos para todos que o acumulo de lixo em local improprio pode trazer. Depois adoecem, morrem e nao assumem sua responsabilidade.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:12
    Permalink

    Jatene, tem que ser cassado. Só moleza.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:10
    Permalink

    Não tem mais reeleição, o congresso aprovou agora. Campo aberta para todos.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:08
    Permalink

    Esse bocão é muito danado. Sempre quente. Pensei que ia sair alguma coisa da Maria do Carmo.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:03
    Permalink

    Nélio forte? Se continuar assim tá arriscado os santarenos tirarem ele no tapa lá da prefeitura. Deus nos ajude que apareça alguém para nos salvar. Por que se dependermos da disposição do Nélio. Só sabe puxar saco dos outros e nao faz nada pelo município.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 15:02
    Permalink

    Agora sim, boa ideia essa da chapa da ACES. esse Olavo é só posse, quer tirar proveito de tudo. Sr, Alberto e Sr. Alexandre devem ser nosso representante pessoas que lutam pela classe. Muito bom.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2018 em 14:35
    Permalink

    O NÉLIO É UM CORRUPTO E NÃO TEM CHANCE SÓ PERSEGUE O POVO DE SANTARÉM E NÃO FAZ MERDA NENHUMA NESTA CIDADE. PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA, TOMARA QUE A PERFUGA ARRASTE ELE PARA FORA DA PREFEITURA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *