Seminário de Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia começa dia 26

Lançamento de duas obras, com a participação de professores da Ufopa, marcará a programação de abertura

O Curso de Gestão Pública da Ufopa realiza de 26 a 28 de novembro de 2018 o II Seminário de Pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (II SEPDAM). O evento ocorrerá no auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, em Santarém, tem como objetivo promover o debate da execução de políticas públicas na Amazônia e de como os reflexos de tais políticas se cristalizam no espaço urbano e rural dos estados da Amazônia brasileira.

A programação contempla o lançamento de livros, minicurso, mesas-redondas, apresentações de resumos e pôsteres e trabalhos de campo.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa CNPq “Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia” (GPDAM), vinculado ao curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (GPDR) da Ufopa.

As inscrições para o Seminário podem ser feita através da página https://www.even3.com.br/IISEPDAM.

Lançamento de Livros

Dois livros serão lançados na abertura do II SEPDAM, dia 26: Amazônia: dinâmica agrária e territorial contemporânea e Floresta Nacional do tapajós: território, economia, gestão e manejo de recursos naturais da Amazônia, obras com a participação de dois professores da Ufopa.

A primeira obra é organizada pelos professores Ricardo Gilson da Costa Silva (Unir), Luís Augusto Pereira Lima (PPGG/Unir) e Francilene Sales da Conceição (Ufopa), e tem o prefácio da Profa. Dra. Neli Aparecida de Mello-Théry, professora titular da Universidade de São Paulo (USP).

O livro reúne 14 capítulos, com 20 pesquisadores e  professores vinculados às seguintes instituições: Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As pesquisas de campo foram realizadas nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins e Maranhão, financiadas por instituições públicas (universidades e agências de fomento) no âmbito dos projetos de pesquisa dos autores (extraído da apresentação).

Além de participar como organizadora, a professora Francilene Sales da Conceição (Ufopa) assina o capítulo 7, intitulado Geografia da pecuária e do desmatamento em Rondônia, juntamente com Amanda Michalski (GTGA/Unir) e o professor Ricardo Gilson da Costa Silva (Unir). O professor Márcio Júnior Benassuly Barros (Ufopa) assina o capítulo 2, intitulado Dinâmicas territoriais do agronegócio globalizado da soja na Amazônia: o caso de Santarém (Pará).

Sobre os organizadores da obra 1 (Amazônia: dinâmica agrária e territorial contemporânea):

Ricardo Gilson da Costa Silva (Unir): Professor do Departamento de Geografia (DGEO), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Buenos Aires (UBA).

Luís Augusto Pereira Lima (PPGG/Unir): Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA-UEA/UFAM), membro do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/Unir).

Francilene Sales da Conceição (Ufopa): Professora substituta no curso de Geografia da Ufopa, mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG/Unir), membro do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/Unir) e do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM/Ufopa).

Sobre o organizador da obra 2 (Floresta Nacional do Tapajós: território, economia, gestão e manejo de recursos naturais da Amazônia):

Márcio Júnior Benassuly Barros (Ufopa): Geógrafo (UFPA) com doutorado em Geografia (UnB), professor e pesquisador da Ufopa e líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Ufopa.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *