CTA alerta – Novos casos de Aids são diagnosticados em Santarém
Dois casos de HIV foram detectados durante programação no dia 1° de dezembro, no centro comercial de Santarém
Ana Lúcia Ferreira, do CTA, alerta, também, para casos de sífilis e hepatite
No sábado, 1º de dezembro, foi o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Santarém, a Prefeitura Municipal por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma programação especial no Belo Centro, por toda a manhã de sábado.
Com o tema “Coloque um ponto final na sua dúvida”, a campanha foi aberta na sexta-feira, 30 de novembro, com uma ação na escola Maria Amália, no bairro Mapiri, durante o Programa Prefeitura no Bairro (PPB). Na ocasião, foram realizados 212 testes, todos negativos para a doença. De acordo com a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, na ação de sábado no Belo Centro, foram realizados 620 testes de HIV/Sífilis/Hepatites B e C. Deste total, foram diagnosticados 2 casos de HIV, 11 casos de Sífilis, 2 casos de Hepatite B e 1 caso de Hepatite C.
Os novos casos de HIV já entraram para as estatísticas do CTA deste ano de 2018, passando de 127 até sexta-feira (30/11), para 129 novos casos de HIV em Santarém até o momento. Ainda de acordo com dados do CTA, na região Oeste do Pará, o número já alcançou 62 novos casos da doença, que somados aos de Santarém, chega-se ao número de 191 casos novos de HIV na região. Em 2017, foram contabilizados 136 casos de HIV em Santarém e 83 casos da região Oeste que somados contabilizaram 219 casos da doença em 2017.
IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO: Quanto aos dois casos de HIV detectados através dos exames realizados no dia 1° de dezembro no centro comercial de Santarém, Ana Lúcia explica. “Isso demonstra que a população que atua em período laboral diurno não tem acesso aos serviços de diagnóstico e esse tipo de ação é muito importante para dar a elas essa oportunidade de diagnosticar não só o HIV, mas também a sífilis e as hepatites”, ressalta. Ela acredita que até o final da campanha, novos casos de HIV sejam detectados e salientou a importância de saber, conhecer e tratar a doença, para que haja a quebra da cadeia de transmissão do vírus. “É importante tirar o peso da dúvida. Lembrando que após diagnosticado, a pessoa é encaminhada ao serviço de saúde e recebe todo o tratamento gratuitamente. Tomando os remédios direitinho, a pessoa leva uma vida normal e com a prevenção, evita transmitir a doença a outras pessoas, quebrando o ciclo do vírus”, destacou a enfermeira.
CAMPANHA: Na segunda-feira (03), a equipe do CTA esteve na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA, das 8h às 12h, realizando acolhimento e oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, distribuição de insumos de prevenção e de material educativo. Também na segunda-feira (03), à tarde, a equipe esteve na Unidade Básica de Saúde do Santarenzinho, das 14h às 18h, com os mesmos serviços.
O CTA vai continuar até o dia 31 de dezembro com programação voltada para a informação e diagnóstico do HIV em Santarém. No dia 14/12, a equipe estará no Parque da Cidade, das 16h00 às 20h00, com Palestras educativas, acolhimento, ofertas de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, distribuição de insumos de prevenção e de material educativo. De 15 a 31/12, a programação prossegue por todo o mês de dezembro com o atendimento no CTA, realizando testagem, acompanhamento e atendendo outras demandas solicitadas. Com informações da PMS.
Fonte: RG 15/O Impacto