Reunião alinha diretrizes para a programação do Carnaval 2019 em Santarém

Representantes do governo, entidades da Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (Asac) e Liga Independe dos Blocos de Empolgação (Libes) reuniram-se na manhã desta segunda-feira (14), nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) para o planejamento da programação do Carnaval 2019. Na cidade, o evento continuará ocorrendo na área da Praça de Eventos com a Avenida Anysio Chaves como corredor da folia. A festa está sendo organizada pela Libes com apoio do Governo Municipal. Os blocos da Asac não irão participar.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira, a pauta principal da reunião foi ouvir e debater as propostas da Asac e Libes e confirmar o apoio da Prefeitura, através da Semc, nos blocos de empolgação, de enredo bem como na infraestrutura. “A primeira informação do encontro foi a não participação dos blocos da Asac em virtude das condições financeiras dos blocos. A Libes, a exemplo dos dois últimos anos, estará à frente da programação, e concordou com a permanência do Carnaval na Praça de Eventos. Houve ainda a proposta dos eventos nos bairros, no mês de fevereiro. Em relação a isso, farei o levantamento dos custos e levarei ao Prefeito. O governo Nélio Aguiar planeja, executa e apoia as atividades culturais sempre com responsabilidade ao orçamento público, uma vez que o cenário econômico no País não está fácil. O dinheiro público não pode ser gasto de maneira aleatória e a Lei não permite o financiamento para Instituições/Entidades particulares. E teremos novamente este cuidado para que possamos ter um Carnaval responsável, alegre, seguro e com a participação da população nos blocos que estão organizados”, detalhou.

O presidente da Libes, Ediney Vasconcelos, exclamou que a entidade aceitou novamente o desafio de ser organizadora, com apoio do governo municipal. “Vamos distribuir os Blocos em dois blocões com atrações de artistas regionais para que os nossos foliões brinquem no corredor da folia um Carnaval diferenciado. Nós vamos fazer o mapeamento da área, estrutura e posteriormente divulgar à população como será ordenado o Carnaval deste ano”, disse.

“A reunião foi objetiva. A Libes assumirá o Carnaval com apoio da Prefeitura, o que é muito importante para a população. E os blocos de enredo vão fazer as brincadeiras nos bairros que são locados”, informou o vice-presidente da Asac, Francisco Bernardes Gomes Viana.

Na próxima sexta-feira (18), está prevista uma reunião com as lideranças da Vila de Alter do Chão para o alinhamento da programação do Carnaval no balneário. E uma próxima reunião com data a definir entre o governo municipal e Libes para fechar a programação na área urbana.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres/SMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *