Biblioteca Pública Municipal atualiza banco de dados e emitirá carteira aos usuários

O fluxo de atendimentos da Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos administrada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) inicia com o retorno das atividades às instituições de educação. O principal serviço é a utilização do acervo que atualmente é constituído por 13.316 exemplares, distribuídos em livros históricos, didáticos, científicos, enciclopédias, mapas, literatura infantil, literatura brasileira/estrangeira, periódicos e de obras paraenses. Para garantir melhor atendimento pelo sistema de empréstimo e devoluções a biblioteca fará a atualização do banco de dados dos usuários deste serviço. A partir de 1º de março será entregue a carteirinha do usuário para empréstimo de livros. .

Segundo a técnica em Biblioteconomia Mira Rêgo, o acervo atende os munícipes da Pérola do Tapajós e de cidades vizinhas. “Devido a cidade de Santarém agregar o polo educacional, desde a primeira fase da criança, como o berçário/creches ao doutorado, a nossa Biblioteca Pública é procurada como fonte de pesquisa desses níveis de ensino. É um serviço que ultrapassa as fronteiras municipais no atendimento ao público de localidades vizinhas. Alinhamos com o nosso secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira a proposta de atualização do banco de dados, para facilitar o atendimento mais eficaz ao usuário e garantir o retorno dos livros ao acervo. É uma forma de tanto o governo municipal como os demais membros da sociedade garantirem o zelo dos nossos títulos em benefício do coletivo”, explicou.
O usuário já cadastrado e os interessados, a partir de março, poderão realizar o empréstimo de livros mediante apresentação da carteira do usuário ou documento de identificação pessoal com foto.

Documentos necessários ao recadastramento ou novo cadastro para aquisição da carteira de usuário para fins de empréstimo de livro:
• 01 foto 3X4;
• Apresentar original do RG ou outro documento com foto;
• Comprovante de residência
O leitor poderá realizar empréstimos de dois livros pelo prazo de sete dias. A devolução dos livros pode ser realizada por terceiros.
A Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos colabora com os usuários sempre para alcançar os seguintes objetivos:
• Democratizar o acesso à informação e aos registros do conhecimento humano;
• Estimular o hábito da leitura;
• Preservar o acervo cultural enquanto patrimônio público;
• Incentivar a transformação da consciência e das relações sociais visando um maior e melhor desenvolvimento da sociedade;
• Usar a tecnologia para transformação social, a educação e cidadania.

Sobre a instalação predial:
A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi fundada em 20 de janeiro de 1967. Na época funcionava nas dependências do Theatro Victória, na área central da cidade. Em 1975 foi transferida para o prédio da Casa da Cultura, no bairro Santa Clara. Em 22 de junho de 2006 a Prefeitura Municipal de Santarém em parceria com a Fundação Cargill de Santarém, após seis meses de reforma do prédio, reinaugurou a Biblioteca.

Possui um acervo com aproximadamente 13.316 exemplares, dstribuídos em livros históricos, didáticos, científicos, enciclopédias, mapas, literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos e de obras paraenses. Desta última categoria estão expostos 700 exemplares na biblioteca.

O ambiente geral totalmente climatizado e bem iluminado, na capacidade para 56 usuários acomodados no salão geral de estudos. Consulta livre ao acervo geral (direto nas estantes e/ou on line). Internet gratuita. Ambiente anexo para atividade lúdico educativas, audiovisuais e telecentro.

Expediente:
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Está localizada na Avenida Borges Leal, 1558, entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa Silvino Pinto, bairro Santa Clara. O prédio fica anexo a Casa da Cultura. A exposição “Novas Aquisições” encerrará no dia 28 de fevereiro.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres/Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *