Coluna Impacto Ed. 1238

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

A Escola Estadual Aluísio Lopes Martins, no bairro do Maracanã, está sendo considerada pelos professores como um dos educandários mais violentos de Santarém. Somente no ano passado, o local teve suas instalações invadidas 5 vezes por bandidos, onde levaram desde lâmpadas, até computadores. Fora os constantes assaltos que ocorreram do lado de fora da Escola. Em 2018, era comum o roubo de celulares de alunos, nas ruas próximas ao educandário.

RESTAURANTE POPULAR

Frequentadores do tradicional Restaurante Popular, localizado nos altos do Mercadão 2000, procuraram a Coluna para informar que o elevador não está funcionando há mais de um mês, sem falar que a porta do banheiro não tem fechadura. Quem se arrisca a fazer suas necessidades no banheiro, tem de ficar sentado no vaso sanitário e com a mão na porta para não entrar outra pessoa. O caso é sério e deve ser olhado com carinho pelo poder público.

PÉSSIMO SERVIÇO

O vereador Paulo Gasolina (DEM), em contato com a Coluna, disse que visitou uma obra de expansão da rede de esgoto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no bairro Jutaí, e constatou o problema de corte de canos de água, os quais não estariam sendo repostos pela empresa responsável pela obra. O dono da empresa falou que estavam “fazendo direitinho, emendando a encanação”, mas Gasolina disparou: “Ele mentiu ao Vereador”, acrescentando que o dono da empresa está cortando a tubulação e não está colocando no devido lugar. Isso pode estourar todo o asfalto no Jutaí. “Nós não podemos aceitar essas irresponsabilidades de empresários que vêm apenas ganhar dinheiro aqui em Santarém”, alertou o parlamentar indignado com a situação.

EFICIÊNCIA DO SAMU

Lidar com a vida é saber que segundos são decisivos desde o primeiro atendimento até que o paciente chegue às unidades de saúde. Em Santarém, o Samu fez 16.776 atendimentos em 2018. O número é o dobro dos dados registrados em 2016 e 2017, que foram 8.083 e 7.416, respectivamente. De acordo com o coordenador do Samu em Santarém, enfermeiro Joziel Colares, as principais chamadas para o 192 são relacionadas aos acidentes de trânsito, envolvendo motocicletas e/ou envolvendo carros e motocicletas.

EFICIÊNCIA DO SAMU 2

O Samu disponibiliza uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para atendimentos, que são as ambulâncias. Além de uma moto para atender de maneira rápida e eficiente as ocorrências no Município. A USB é composta por dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista. A USA é composta por um médico com formação em urgência e emergência, um enfermeiro e o condutor socorrista. Já a motolância, como é chamada a motocicleta do Samu, é tripulada por dois socorristas e está inserida num contexto em que se busca a excelência do atendimento, já que o tempo de resposta é menor. Para chegar em tempo hábil ao local da ocorrência, as equipes se deslocam pelas ruas da cidade com a máxima rapidez. Para isso, necessitam da colaboração dos outros condutores.

DESTAQUE NA REGIÃO NORTE

A Engenharia e Serviços Ambientais (Esam), empresa júnior dos Bacharelados em Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa, tornou-se, em 2019, a primeira empresa júnior a conquistar o título de “Alto Impacto na Região Norte”. O Alto Impacto é uma caracterização atribuída às empresas juniores que alcançam o cluster 5, dado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Junior). O cluster é a classificação, em níveis de 1 a 5, dada às empresas juniores a partir da avaliação da capacidade de inovação no modelo de negócios. O Alto Impacto foi impulsionado pelos resultados alcançados em anos anteriores, como o Alto Crescimento em 2017 e 2018, batendo as metas (de projetos e faturamento) estabelecidas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

TRABALHO RECONHECIDO

O Vereador e Delegado Jardel Guimarães (PODEMOS) informou que apresentará uma moção de louvor aos integrantes da Delegacia de Homicídios de Santarém (DPC: Dmitri Teles/IPCs: Paulo Gennaro e Dilermando Péricles /EPCs: Jovanes Pedroso e Marcos Mendonça), pelo brilhante trabalho de investigação e elucidação de 90% de resolutividade dos homicídios ocorridos no ano de 2019 no município de Santarém. É de se destacar o eficiente trabalho que está sendo realizado pela Superintendência da Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, que tem à frente o delegado Jamil Casseb. Segundo o Vereador, em 2019 foram registrados nove homicídios no Município, dos quais oito teriam sido resolvidos. Jardel pediu apoio dos pares para que assinassem a moção, no intuito de que o documento seja encaminhado ao Delegado Geral de Polícia Civil, ao Secretário Estadual de Segurança Pública e ao Superintendente Regional de Polícia Civil.

COHAB ABANDONADA

Denúncia que chegou à Coluna informa o abandono que se encontra o conjunto habitacional da COHAB, que está tomada por lixo e com mobilidade complicada, o que facilita a ação de bandidos. Essa é uma situação perigosa, pois em alguns locais não tem iluminação pública, existem lugares de difícil acesso, onde se acumula lixo, contribuindo para a proliferação de doenças e a bandidagem fica à vontade para a prática de crimes.

IMPACTANDO

Muito boa a indicação do nome do professor Manoel Djalma Lima, aprovado por unanimidade pela Câmara, para o ginásio Poliesportivo de Santarém, que está sendo construído pelo Governo do Estado no bairro do Caranazal. Djalma Lima faleceu em novembro 2016. * José Delton Tapajós, filho do vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, é quem vai comandar o núcleo regional da Secretaria de Estado de Transportes, em Santarém. * Aline Nair Liberal Cunha foi nomeada chefe da divisão técnica da Sespa, em Santarém. * O ex-prefeito de Alenquer, Cleóstenes Farias do Vale, foi nomeado para ser o chefe do 10º Núcleo Regional da Setran, em Alenquer. * Mesmo no período de inverno com chuvas frequentes, as equipes da Seminfra intensificam os serviços de manutenção de ruas, recuperação asfáltica, limpeza e obra civil em vários trechos do município de Santarém, seguindo um cronograma de serviços. * No site do Ministério da Saúde foi publicado o documento “Uso de medicamentos e Medicalização da Vida: recomendações e estratégias”, elaborado por um Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) formado por colaboradores ligados a diversas entidades e instituições parceiras. Um dos membros é o professor Rui Harayama, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa. * Esse comitê é uma instância técnica consultiva do Ministério da Saúde, com a finalidade de orientar e propor ações, estratégias e atividades para a promoção do uso racional de medicamentos no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde. * A Prefeitura, por meio do Trabalho Técnico Social (TTS) da Seminfra, vai realizar neste sábado (23), no anexo da Escola Aldo Ferreira Campos, o baile de carnaval dos idosos do Residencial Salvação. A programação inicia às 18h e vai contar com a parceria dos acadêmicos dos cursos de educação física e música da Uepa, do Centro de Convivência do Idoso e do DJ Jeff Hero. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *