Coluna Impacto Ed. 1246

SARAMPO

Oeste do Pará tem 87% dos casos confirmados de sarampo no Estado. Santarém lidera a lista. Outros sete municípios da região, incluindo Itaituba, aparecem na lista. Em levantamento realizado pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), o município de Santarém aparece em 1º lugar na lista de 11 cidades paraenses com registros de casos confirmados de sarampo, de junho de 2018 a 29 de março de 2019. De acordo com os dados, são 42 os casos da doença em Santarém.

INVASORES DE TERRAS

Segundo denúncia que chegou à Coluna, no domingo (14), um grupo de invasores realizou a divisão de um terreno onde atualmente existe um campo de futebol, localizado às margens da avenida Borges Leal, bairro do Caranazal. Pedaços de madeira foram utilizados para demarcação dos lotes. De acordo com informações, no local já existe uma ocupação irregular, e acontece possivelmente dentro de Área de Proteção Ambiental (APA). A região também é bastante afetada no período das chuvas e passível de inundação com a alta do rio, o que representa um perigo para os futuros moradores.

THEATRO VITÓRIA

Um dos prédios mais marcantes de Santarém, o Theatro Vitória, poderá ser sede de um Centro Cultural, que ofereça oficinas e ambientes para o estímulo à economia criativa. A proposta é da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Desde 2010, o prédio é cedido ao Ministério Público do Estado (MPPA). O assunto foi tratado no último dia 12 de abril, durante audiência entre o procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins, e a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, que teve como objetivo discutir a possibilidade de compartilhamento do teatro e a dinamização das atividades sediadas no espaço cultural. Atualmente, o prédio acomoda serviços do programa MP e a Comunidade e atividades da prefeitura de Santarém.

THEATRO VITÓRIA 2

O procurador-geral Gilberto Martins se mostrou sensível ao pedido e manifestou a disposição em otimizar o uso do teatro. As partes discutiram alternativas jurídicas para a formalização de um termo de cooperação para compartilhamento do espaço, incluindo a participação da Secretaria de Cultura de Santarém. Pertencente à Prefeitura, o Teatro Vitória passou anos fechado. Em 2010, o MPPA assinou um termo de cessão com a Prefeitura para utilizar o teatro pelo período de 25 anos. Em 2012, o espaço cultural foi reaberto após meses de reforma e de trabalho intenso. As obras custaram mais de R$ 1,7 milhão.

FEIRA DA PÁSCOA

A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com os segmentos da Gastronomia e Artesanato, estão realizando o Projeto Feira da Páscoa 2019, no período de 17 a 21 de abril, na Praça do Pescador, no horário de 17h às 22h. Na feira estão sendo expostos materiais relacionados ao tema, disponibilizando à sociedade santarena produtos artesanais possibilitando a geração de emprego e renda as famílias no período da Páscoa.

CASTRAMÓVEL

A Portaria nº 4.123 do Ministério da Saúde, habilita o município de Santarém a receber um recurso no valor de R$ 120 mil reais pelo Fundo Nacional da Saúde (FNS), por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal José Priante, que será destinado para aquisição de Unidade Móvel de esterilização de animais, o Castramóvel, para a realização de procedimentos de castração de animais. No dia 26 de março de 2019 o vereador Ronan Liberal Jr presidiu uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Santarém que discutiu junto com Poder Público, órgãos, entidades e ONGs sobre o combate aos maus tratos aos animais. Durante a Audiência uma das principais demandas apresentadas pelos órgãos e ONGs foi a aquisição de uma unidade de Castramóvel para o Município. A confirmação da liberação do recurso para a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) vai de encontro com as demandas apresentadas. O serviço é permanente de controle reprodutivo de cães e gatos que poderá ser realizado através da unidade móvel para a castração. As ações estão presentes em diversos municípios, entre eles, Belém e região metropolitana e ajuda no controle populacional de cães e gatos. A Unidade será a primeira a ser instalada no Oeste do Pará.

CARTEIRA DE ESTUDANTE

O presidente Jair Bolsonaro e sua equipe estão trabalhando em uma carteira estudantil que virá a substituir o atual sistema. O documento, que garante meia entrada em cinemas, espetáculos e meia-passagem de ônibus, é a principal fonte de renda das organizações estudantis. Os estudantes terão acesso a uma carteira de estudante emitida diretamente de maneira eletrônica e com identificação via CPF. O projeto é discutido desde a transição e a viabilização coube ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), em parceria com a secretaria executiva do MEC.

VACINA CONTRA H1N1

Ainda está sendo baixa a procura pela vacina entre as grávidas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade. A avaliação é da responsável pela imunização contra a influenza H1N1 em Santarém, Edna Gadelha, sobre esta primeira semana de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conseguiu antecipar em dois dias a campanha no município, iniciando a vacinação no dia 8 de abril, um pouco antes da campanha nacional, marcada para iniciar no dia 10 de abril. Nessa primeira semana, até a manhã de segunda-feira (15), cerca de 1.656 pessoas do grupo prioritário já haviam sido vacinadas. Segundo Edna Gadelha, a procura pela vacina está sendo baixa entre grávidas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade. Até o momento, apenas 134 grávidas procuraram a vacina nas unidades de saúde, sendo que o Município tem 4.868 gestantes a serem vacinadas. Dentre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, apenas 733 foram imunizadas, em um público que chega a 33.227 crianças.

ENCHENTE

Para minimizar os transtornos da cheia dos rios, a Prefeitura de Santarém iniciou na manhã de segunda-feira (15) a instalação de bombas de sucção na Avenida Tapajós. Serão instaladas 2 (duas bombas) em frente ao Mercado Modelo e mais 3 (três bombas) entre a Travessa Padre João e Travessa Augusto Montenegro. As equipes das Seminfra estão trabalhando junto com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil no monitoramento da situação da Avenida Tapajós. Segundo Boletim Diário da Defesa Municipal, na segunda-feira (15) o nível do rio atingiu 7 metros e 20 centímetros.

SANTARENZINHO

As condições de alguns bairros de Santarém estão péssimas. No último dia 12 abril, o vereador Dayan Serique reuniu com o Prefeito e secretários municipais para pautar as demandas mais urgentes trazidas pelas lideranças da grande área do Santarenzinho. Na oportunidade, o prefeito Nélio Aguiar ouviu os presidentes das associações e articulou com seu secretariado para priorizar alguns atendimentos solicitados. Entre as demandas que terão atenção especial estão: a revitalização de unidades de saúde básica e abastecimento das farmácias; reformas e construção de muros de algumas escolas municipais, reparo e manutenção nas principais vias da rota do transporte coletivo e de acesso às escolas, bem como a construção de alguns abrigos de ponto de ônibus em pontos estratégicos. Dayan referendou os pedidos apresentados, reafirmando seu compromisso de continuar mais presente junto às lideranças e acompanhar todas essas solicitações junto às secretarias competentes, para que as demandas sejam atendidas e contemplem os moradores da grande área do Santarenzinho.

IMPACTANDO

Muito boa a ideia do vereador Paulo Gasolina de informar ao Secretário Municipal de Turismo, da necessidade de se ter uma balsinha com banheiros químicos em Alter do Chão, para atender os banhistas. * O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) definiu que escolas e creches da rede municipal de ensino terão prioridades nas doações de aparelhos de som apreendidos pelas equipes de agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A decisão foi tomada na manhã de terça-feira (16) durante o encontro da entidade. * Um dos locais públicos mais tradicionais de Santarém, a Praça Elias Ribeiro Pinto ou Praça dos Três Poderes, localizada no cruzamento das avenidas Mendonça Furtado e Rui Barbosa, no bairro Prainha, passa por revitalização. * A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) iniciou na segunda-feira (15) os serviços de recuperação do logradouro, que consistem na substituição das lixeiras, bancos e pintura, além da revisão e podagem de toda a vegetação do local e jardinagem. O objetivo é oferecer a praça em condições adequadas ao lazer da comunidade. * Em Santarém, dos 119 ônibus que circulam atendendo as linhas nos bairros, 92% possuem o sistema de elevadores, porém, não estão em funcionamento. Os dados são da SMT e foram levantados durante a última vistoria realizada no ano de 2018. * A Malhação de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas, durante a Semana Santa. Antigamente quando chegava o sábado da aleluia, as ruas da cidade amanheciam cheias de bonecos de Judas. Hoje, essa tradição dificilmente se vê. * Uma boa Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *