Coluna Impacto Ed. 1257

COMBATE ÀS QUEIMADAS

Um encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (02) na sala de reuniões do Centro Municipal de informação e Educação Ambiental (Ciam), onde foram discutidas estratégias para o combate ao problema. Participaram da reunião representantes da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Educação (Semed); Corpo de Bombeiros; Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam) e Núcleo Integrado de Operações (Niop). O Niop tem recebido diversas solicitações nesse período e pede o apoio de todos”, informou o subgerente do Niop, Capitão Clodoaldo Maciel. Dentre os resultados, ficou definida a realização do “Dia D de Combate às Queimadas” que será realizado em 14 de agosto deste ano. “A ideia é envolver toda a população no combate às queimadas. Queimar qualquer tipo de material é crime ambiental”, afirmou a secretária de Meio Ambiente Vânia Portela.

A queima de plástico, sacola, papel, folhas ou madeira sem as devidas condições estabelecidas em licenciamento ambiental é considerada poluição atmosférica.

ZERO EMISSÃO DE CARBONO

A Ufopa será sede, no período de 27 a 30 de agosto de 2019, da V Semana de Engenharia Florestal. A V Senflor, que ocorrerá na unidade Tapajós, em Santarém, tem o intuito de ser o primeiro evento cientifico realizado na Ufopa com zero emissão de carbono. Com o tema “Conexão e pluralidade florestal”, o objetivo do evento é apresentar as mais variadas faces da floresta, no que diz respeito à interação homem-natureza, e mostrar como as florestas agregam valor quando trabalhadas por completo, sem a necessidade de sua mitigação. A programação inclui palestras, minicursos e apresentação de trabalhos na forma de banner e exposição oral.

BISPO DE SANTARÉM

Desde a saída de Dom Flávio Giovenale a Diocese de Santarém está à deriva, e nenhum nome se descortinou como possível substituto. Isso, tem gerado reflexos na administração de um braço muito importante da entidade, a Rádio Rural, ferramenta que outrora foi o elo mais forte entre a instituição e os ouvintes católicos que sempre a tiveram como referência. Ademais, vê-se que suas outras subordinadas, as paróquias, sem direção, estão tomando rumos incertos e tendo de se arriscar em períodos cruciais para a comunidade católica. Nesta troca de semestre festas de grandes padroeiros aconteceram e as paróquias se viram sem orientação; com isso, muitas dúvidas têm surgido com relação à festa máxima do Catolicismo Mocorongo, o Círio da Conceição, que está às portas.

Uma das maiores dioceses do Pará não pode seguir sem comando; sem um líder, os súditos se esvaem.

EDUCAÇÃO E SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Estão abertas as inscrições para o “I Congresso Nacional de Educação e Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, evento que acontece de 28 a 31 de agosto deste ano na Universidade Estadual do Pará (UEPA), Campus de Santarém. As inscrições custam R$ 30,00 para profissionais e R$ 15,00 para estudantes. O objetivo é dialogar, discutir e problematizar sobre a educação e a saúde da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, com amparo na Lei nº 13.585/2017. A organização do Congresso é da Ufopa, por meio do Núcleo de Acessibilidade do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos (GPEEPI), em parceria com a Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade da Amazônia (Unama), Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

AVANÇO SEM ACESSO

De todos os obstáculos que se põem à frente do desenvolvimento de nossa região, o pior deles é aquele que não vemos, tocados ou sentimos. Na Era da Informação e da Conectividade a Internet é um fator crucial para a circulação abundante de informação, negociações, transações e todas as outras relações humanas, a precariedade dela traz incontáveis prejuízos aos seus usuários, sejam eles pessoas físicas ou grandes corporações; nos últimos dias, temos sentido essa importância na pele, com as grandes oscilações que a rede tem passado em muitos municípios que compõem o Oeste paraense.

Não há avanço sem informação, negar melhor infraestrutura para atender à rede, é negar possibilidade de avanços para toda uma população que, política e geograficamente, se encontra isolada e à margem do progresso.

SEM INTERNET

Mais uma vez o município de Santarém parou devido à internet, ou melhor, a falta de internet. A cidade ficou sem esse serviço, prejudicando bancos, escolas, comércio, agências de turismo, empresas de comunicação, delegacias, o Núcleo Integrado de Operações (NIOP), entre outras repartições públicas.O centro comercial de Santarém, que necessita do serviço para dar suporte às compras dos clientes, foi o mais prejudicado, uma vez que os prejuízos são principalmente em estabelecimentos que recebem pagamentos com cartões de credito, além dos que emitem boletos bancários.

RECEITA FEDERAL SEM TRANSPARÊNCIA

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Receita Federal, Denatran e Ministério Economia sejam mais transparentes. De acordo com o TCU, o compartilhamento de dados entre os órgãos da Administração Pública Federal ainda é deficiente e pouco transparente, impactando de forma negativa na formulação e aplicação das políticas públicas. A falta de integração das bases de dados também contribui para manter obrigações que poderiam ser extintas ou simplificadas, o que facilitaria a vida do cidadão.

Esses e outros problemas foram encontrados em auditoria do TCU, que fez determinações a vários órgãos da APF, entre elas à Secretaria da Receita Federal, que deverá publicar a avaliação de confidencialidade das informações das bases de dados sob sua gestão, Denatran e Ministério da Economia.

CONTAS APROVADAS

 Paulo Jesus recebeu do TCM, Alvará de Quitação sobre a aprovação das contas na gestão da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, onde esteve à frente do Núcleo Administrativo Setorial e Finanças-NASF e posteriormente assumiu a condição de Secretário Municipal. A Secretaria foi criada pela prefeita Maria do Carmo, no seu segundo mandato com a proposta de trabalhar políticas públicas de segurança no município, e foi extinta na gestão do prefeito Alexandre Von. Parabéns ao Paulo Jesus, que demonstra ser um excelente gestor, agora cuidando do trânsito santareno.

IMPACTANDO

CAUSA ANIMAL – A Ufopa, por meio do projeto de extensão “Peludinhos da Ufopa” e da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), promove neste mês de julho o I Encontro de Debates sobre a Causa Animal do Peludinhos da Ufopa. A programação será realizada no dia 12 de julho, das 8h às 18h, no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém.  Aberto à comunidade, o evento objetiva a divulgação do projeto e conscientização para o efetivo cuidado com a saúde dos animais que acabam abandonados na cidade. As inscrições serão feitas no local do encontro.

EVENTO DA MRN SOBRE COMUNICAÇÃO DIGITAL – Acontece nesta sexta-feira (5), o evento que faz parte das ações de 40 anos da Mineração Rio do Norte(MRN).Comunicação digital e novas mídias são temas do workshop ’Tá na Mão‘. Os convidados estarão no auditório do Hotel London. Entre os participantes estão jornalistas, formadores de opinião, influenciadores digitais, representantes sindicais da categoria e pessoas ligadas ao mercado de comunicação em Santarém e Oriximiná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *