Artigo – A importância do Meio Ambiente no acordo UE/Mercosul

A Noruega anunciou o bloqueio equivalente a 33,5 milhões de dólares do fundo amazônia. Na semana passada, a Alemanha também anunciou sua saída do fundo. A decisão vem depois que o governo brasileiro decidiu mudar o método de gestão do comitê, que decide como os recursos são aplicados para proteger a região amazônica.

Jair Bolsonaro disse, ironicamente, que a Noruega e a Alemanha não têm nada a nos oferecer, depois que ambos os países anunciaram que vão parar de financiar o Fundo Amazônia, contribuições estrangeiras para o governo, preservar a floresta tropical. “A Noruega não é aquela que mata as baleias lá, no Pólo Norte? O que também explora o petróleo lá? Não tem nada a nos oferecer; pegue o dinheiro e ajude Angela Merkel a reflorestar a Alemanha”, disse o presidente.

Esse dinheiro, segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deveria era ser usado para compensar os proprietários rurais, que são as principais causas da destruição da floresta. O Fundo Amazônia se baseia em capital estrangeiro, mas é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

Por outro lado, o governo brasileiro fechou acordo de empréstimo de R$ 2 bilhões, com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), para financiar o meio ambiente. Empréstimo com juros “praticamente zero” será dado pelo banco que foi criado no Brasil durante cúpula do Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O NBD, com sede em Xangai, deverá ganhar escritório em São Paulo neste ano ainda. Com um capital subscrito de US$ 50 bilhões, a entidade bancária fornece empréstimos para os países do bloco, mas também pode emprestar para outros países em desenvolvimento.

Qual a importância de se investir em Meio Ambiente? Um dos principais fatores que faz com que o Brasil não deve deixar de lado o meio ambiente é o Acordo UE/Mercosul. O ex-ministro Blairo Maggi chama a atenção para a cláusula do acordo que permite que a Europa barre importações do Brasil.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *