Delegado Silvio Birro se destaca no Serviço de Inteligência da Polícia Civil

Uma das estratégias mais eficazes no combate à criminalidade está bem representada em Santarém e Região Oeste do Pará. A inteligência policial age nos bastidores, subsidiando o serviço ostensivo com informações capazes de contribuir nas missões.

Quase duas décadas na carreira de delegado de Polícia Civil, Silvio Birro entrou no Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) em 2009. Antes trabalhou como titular na delegacia do município de Monte Alegre e depois na Delegacia de Homicídios de Santarém. Sob sua coordenação foram muitas as operações, em especial crimes contra a vida e relacionados à corrupção. Devido à função que exerce, pouco aparece na mídia.

“O trabalho de inteligência requer que ajamos nos bastidores, subsidiando informações para parte operacional, atualmente intermediada pelo Superintendente Jamil Casseb, juntamente com o diretor da 16ª Seccional Germano do Vale”, explica Birro. Durante esses anos, a autoridade policial participou de muitas investigações complexas, porém, ressalta uma entre tantas, que diz que marcou sua trajetória.

“Uma das que marcou bastante foi um triplo homicídio ocorrido na cidade de Itaituba, onde infelizmente veio a ser assassinada uma advogada, a filhinha e uma colaborada dela. Depois de um ano de intenso de trabalho, conseguimos localizar o autor deste crime, na cidade de Estrela do Norte, em Goiás. Trouxemos ele para responder perante a Justiça do Estado do Pará. Foi um trabalho muito difícil, do qual empenhamos todos os esforços não somente da polícia da região, mas do Pará, para que conseguíssemos localizar, efetuar a prisão e esclarecer o crime”, lembrou Silvio.

EFICÁCIA CONTRA A BANDIDAGEM: Diante dos êxitos logrados, delegado Silvio Birro ressalta o trabalho da equipe dos agentes do qual lidera e também do importante papel da integração entre as forças de segurança. “Nossa equipe é muito coesa. Temos investigadores, escrivães e delegados dedicados, que são responsáveis por essa estatística de 100% de elucidação de homicídios na nossa cidade. Graças a Deus esse trabalho vem sendo desenvolvido, junto com o apoio dos demais segmentos da Segurança Pública, e está dando uma resposta a contento para a sociedade”.

INVESTIGAÇÕES SOBRE CRIMES AMBIENTAIS E DO DIA DO FOGO: Juntamente com o NAI de Altamira, a equipe da Delegacia de Crimes Ambientais de Santarém, foi até o município de Novo Progresso e distrito de Castelo dos Sonhos investigar a situação que repercutiu internacionalmente.

“Sobre esses fatos, os procedimentos foram instaurados e as investigações estão bem avançadas“, disse o delegado.

Na semana passada em apoio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), a equipe do NAI comandada por Silvio Birro, realizou a prisão de um homem acusado de estuprar uma idosa de 76 anos.

“Estivemos na região do Chapadão, entre Santarém e Uruará, realizamos uma prisão importante, que foi a de um cidadão que havia praticado o estupro de uma senhora de 76 anos na comunidade de Perema. Conseguimos, com o apoio da população, localizá-lo no meio da mata e realizar a prisão desse individuo”, disse Silvio.

AGRADECIMENTOS: Para a autoridade policial, as forças de segurança, em especial a PC e PM, não somente em Santarém como em toda a região, estão empenhadas em dar resposta à segurança que é clamada pela população.

“Queria até agradecer à população, porque se não fosse eles, não teríamos este êxito que nós estamos tendo nesses últimos meses, com esses números consideráveis. Sou natural de Goiânia, mas adotei Santarém e ela adotou a mim e à minha família, ganhando até o título de cidadão santareno, e este é mais um motivo para lutarmos por essa cidade”, concluiu.

 

Por Edmundo Baía Júnior

Um comentário em “Delegado Silvio Birro se destaca no Serviço de Inteligência da Polícia Civil

  • 13 de setembro de 2019 em 23:13
    Permalink

    pessoa honesta,competente,parabens ao delegado por seu carater,deveriamos ter mais profissionais assim,esse delegado eh impar na policia civil em todo lugar que passa,luta qse sempre sozinho,pois alguns colegas se deixam levar por influencias,a comprentem a vida de pessoas que nao teem nda a ver cm a pilatragem q eles fazem,parabens ao delegado birro

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *