UFPA recusa adesão ao programa Future-se do MEC

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará rejeitou, por unanimidade, nesta segunda-feira (23), a proposta do Programa “Future-se”, do Ministério da Educação (MEC).

Em nota, a instituição rejeita a proposta de estimular a captação de recursos privados nas universidades públicas.

Um debate de mais de três horas sobre o assunto foi realizado no prédio da reitoria, no campus Guamá, em Belém. Professores, estudantes e técnicos se posicionaram contra o programa do governo federal, considerando um “retrocesso para a educação superior, em particular na previsão de criação de Organizações Sociais para a gestão das universidades. Segundo a nota, foram criticadas as decisões do MEC em relação aos bloqueios de recursos financeiros das universidades e de corte de bolsas de pesquisas.

O Future-se é uma iniciativa proposta pelo MEC, com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais. Como essas instituições sofrem com contingenciamentos e alegam que têm suas atividades prejudicadas com os bloqueios de orçamento, a solução apresentada pelo governo é firmar parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais.

O diretor do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), professor José Benatti, afirmou que “o Future-se representa a privatização do bem comum, que é a educação”.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Marcos Diniz, argumentou que o projeto é inconstitucional. “Essa proposta se insere em um projeto mais amplo de ataque à ciência no país”.

O coordenador do Campus Tocantins/Cametá, Doriedson Rodrigues, defendeu que o ensino superior deve ser gratuito para filhos e filhas de trabalhadores no interior do Pará. “Esse programa e os bloqueios de recursos impedem que mais jovens tenham acesso à universidade, que pesquisas possam ser realizadas, é a negação da oportunidade a esses jovens carentes”.

A Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA) defendeu a rejeição integral do projeto e a construção de mobilizações. “Não basta que os conselheiros apenas rejeitem o programa. Temos que estar nas ruas dialogando com a sociedade em defesa desse nosso patrimônio, que é a universidade pública”, afirmou o diretor da ADUFPA, Gilberto Marques.

Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, dados apontam que 85% dos estudantes da UFPA encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que, destes, 80% são filhos de pais que não tiveram a oportunidade de frequentar uma universidade. “O Future-se provocou uma discussão mais ampla, envolvendo a comunidade acadêmica, sobre o projeto de universidade que queremos. Penso que saímos desse processo com um saldo muito positivo em termos dessa conscientização”, afirmou.

Fonte: G1 PA

3 comentários em “UFPA recusa adesão ao programa Future-se do MEC

  • 30 de setembro de 2019 em 14:28
    Permalink

    jente eu acho que tudo o que ta acontencendo e muito careta, vamos pensar, primeiro ele corta verba ou simplismente faz um contigenciamento, e logo em seguida apresenta o FUTURE-SE, isso e tudo plano desse coverno facista que nao podemos deixar tomae conta do Brasil, enquanto tiver atos em favor da educaçao iremos sim as ruas

    Resposta
  • 25 de setembro de 2019 em 08:13
    Permalink

    Tudo que possa acarretar compromissos com efetivos resultados de produtividade, responsabilidade e seriedade, é logo descartado, afinal os comunistas são adeptos da lei do menor esforço, nada de cobranças !

    Resposta
  • 24 de setembro de 2019 em 10:12
    Permalink

    A parceria entre universidades públicas e entidades civis, com o objetivo de ajudar nos custos e no intercâmbio de pesquisas, já é feita na Europa e nos USA há mais de 100 anos, com excelentes resultados. Porém por aqui tal iniciativa encontra o lobby dos professores e reitores vermelhos, anestesiados pelos mandamentos marxistas, contrários a tudo que vem da iniciativa privada, porém amam sugar a verba pública; quanto a produtividade das universidades, isso é secundário,o importante é a disseminação do comunismo através das falsidades e inverdades da lavagem cerebral marxista, teologia comprovadamente fracassada, como demonstrado na prática ao longo de 100 anos! Prepara-te Brasil, nas mãos desses arautos do atraso teremos mais 200 anos de subdesenvolvimento !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *