Operação Sorriso realizará 70 procedimentos em mutirão de cirurgias gratuitas

Mais de 160 pessoas participaram da triagem. Foto: Mauro Nayan. Foi aberta na manhã desta segunda-feira (7), mais uma edição da Operação Sorriso Brasil, missão Santarém 2019. Esta já é a 14ª edição da Operação Sorriso Brasil em Santarém que vai realizar mais um mutirão de cirurgias gratuitas de correção de lábio leporino e fenda palatina, através de uma parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e governo do Estado do Pará.

A solenidade de abertura ocorreu pela manhã, na escola municipal Fluminense e contou com a participação de representantes da Operação Sorriso Brasil, da secretária municipal de Saúde Dayane Lima e do secretário do Centro Regional de Governo do Estado Henderson Pinto.

Mais de 160 pessoas participaram da triagem na manhã desta segunda-feira. Uma delas foi a dona de casa Cleociane Sousa, que trouxe o filho Mateus Sousa, de apenas 1 ano de idade para tentar uma das vagas para a realização da cirurgia corretiva. “Ele tem dificuldade para comer e também não consegue falar por conta da fissura na boca. Minha esperança é que ele consiga ser selecionado para a realização da cirurgia de correção. Isso vai melhorar muito a vida dele”, explica Cleociane.

As cirurgias gratuitas serão realizadas no período de 09 a 12 de outubro no hospital Sagrada Família. A previsão, segundo a secretária de Saúde Dayane Lima, é que sejam realizadas cerca de 70 cirurgias este ano. “Graças à parceria envolvendo a Operação Sorriso Brasil, a Prefeitura de Santarém e o governo do Estado, através do Centro Regional de Governo, estamos garantindo mais um mutirão de cirurgias gratuitas de correção de lábio leporino e fenda palatina aqui em Santarém. Essas cirurgias fazem grande diferença na vida de crianças, jovens e adultos que sofrem com esse problema, trazendo mais qualidade de vida e melhoria na auto estima dessas pessoas”, salienta Dayane Lima.

Segundo uma das coordenadoras da Missão Santarém 2019 da Operação Sorriso Brasil, Fernanda Carbonari, a triagem leva em conta a idade do paciente, sua condição física e o tipo de fissura que apresenta. A preferência é dada as crianças, mas são realizadas cirurgias também em jovens e adultos.

Desde o primeiro programa em Santarém, em 2007, foram realizadas mais de 750 cirurgias, 16 mil consultas e 1063 procedimentos cirúrgicos. Na última missão, em 2018, 70 pessoas foram operadas.

A Operação Sorriso Brasil conta com voluntários em diversas áreas de atuação, dentre eles cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, odontólogos, pediatras, anestesistas, psicólogos e assistentes sociais. Além do atendimento cirúrgico, o paciente é acompanhado também após a cirurgia, especialmente com fonoaudiólogo e odontólogo.

A divulgação da lista de selecionados deve ser feita na Escola Fluminense nesta terça-feira (8). Após isso, todo o procedimento seguido daí por diante será detalhado ao paciente ou ao seu responsável.

RG 15 / O Impacto com Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *