Após decisão desfavorável da Justiça Federal, Prefeitura de Santarém vai recorrer para cancelar voo oriundo de Manaus
A Prefeitura de Santarém vai recorrer da decisão judicial da Justiça Federal divulgada, às 21h45 de terça-feira, 21 de abril, que indeferiu o pedido de cancelamento dos voos oriundos da capital amazonense. A Prefeitura ajuizou ação com pedido de urgência, na tarde de hoje, entendendo que a população de Santarém e do estado do Pará fica vulnerável à disseminação do novo coronavírus, haja vista que o estado vizinho vive um colapso em sua rede pública de saúde pela grande quantidade de casos da Covid-19.
Os voos para Santarém haviam sido suspensos no final do mês de março em razão da pandemia do novo coronavírus. Recentemente, a companhia Azul Linhas Aéreas começou a anunciar a retomada dos voos, começando por Manaus.
A decisão da juíza plantonista Lucyana Said Daibes Pereira manteve os voos da Azul e autorizou que o município instale barreiras sanitárias juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) no aeroporto para avaliação e monitoramento dos passageiros que desembarcarem. “Inclusive procedendo ao isolamento e quarentena nos casos suspeitos ou confirmados, bem como determinação compulsória de testes laboratoriais e exames médicos”, disse a decisão.
A Prefeitura espera conseguir na manhã desta quarta-feira, 22, obter em grau de recurso a suspensão dos efeitos da decisão. Dessa forma, o cancelamento do voo da empresa Azul, que está agendado para as 11h45.
Por Agência Santarém