Prefeitura de Santarém finaliza entrega de kits de alimentação escolar da região de Rios

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), finalizou a entrega dos kits de alimentação escolar aos estudantes das escolas da rede municipal da região de rios. No total, 14,4 mil alunos foram beneficiados. De acordo com o planejamento, as entregas seguem agora para as unidades de ensino do Planalto e zona urbana, totalizando mais de 61,5 mil alunos. A entrega obedece à determinação do prefeito Nélio Aguiar e integra as medidas de combate ao avanço do novo coronavírus e seus impactos socioeconômicos em nosso município. O objetivo é garantir alimento aos estudantes mesmo sem as aulas presenciais, haja vista que muitos dependem dessa alimentação diária.

“Finalizamos a primeira etapa que garante alimento para as nossas crianças e adolescentes da região de rios e vamos seguir as próximas etapas. Lembrando que o kit é por aluno, então se uma família possui mais de um estudante em casa vai receber nessa quantidade”, explica o prefeito Nélio Aguiar, acrescentando que sua preocupação é maior com as crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pois muitas crianças dependem desse alimento para manter o seu adequado sustento nutricional diário.

A distribuição iniciou no último dia 20 de março e exige uma logística bastante difícil, devido às peculiaridades naturais de nossa cidade, mas todos vão receber os kits. “Concluindo a entrega nas escolas da região de rios, imediatamente, começaremos a distribuição para as escolas da região do planalto e, posterior a isso, aos alunos da região urbana. É importante ressaltar que essas entregas nos exigem uma logística diferenciada e em algumas localidades acabamos tendo alguns problemas, por isso queremos aproveitar para pedir a compressão das famílias e deixar claro que todos irão receber seus kits de alimentação escolar. Reforçamos ainda que a Semed enviou junto com o kit um folheto contendo orientações referentes aos cuidados de higiene que as famílias precisam ter para combater a covid-19”, explica a secretária de Educação, Mara Belo.

A Coordenadora da Divisão de Atendimento aos Educando (DAE), Vanda Maia, fala sobre a composição dos kits de alimentação escolar. “Todos os kits são compostos por itens que integram o cardápio da merenda escolar. A agricultura familiar também está sendo mantida. Dependendo da localidade, não é possível o envio de produtos perecíveis, que estão sendo substituídos por produtos da agricultura familiar que tem maior tempo de duração e conseguem resistir à longa viagem”, informou Vanda Maia.

Algumas escolas do Lago Grande receberam os kits por caminhões Para o prefeito Nélio Aguiar, a garantia de alimento aos alunos também ajuda a fortalecer a política pública preventiva de isolamento social, usada mundialmente como forte aliada no combate à covid-19.

O prefeito Nélio Aguiar prorrogou as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus no município e destacou que a entrega dos kits escolares faz parte desse pacote de medidas. “Alimentar nossas crianças também é uma maneira de facilitar o isolamento social e fortalecer o combate a essa pandemia. É uma guerra na qual temos que usar todas as armas possíveis e contar com a ajuda de todos”, pontuou Nélio Aguiar.

O cronograma de entrega prossegue nesta semana para as escolas da região de planalto. De acordo com a coordenação da ação, caso não aja nenhum imprevisto, a entrega para escolas da zona urbana, terá início na próxima segunda-feira(11).

Confira a quantidade para cada localidade na região de Rios:

Arapiuns: 4.463 kits;

Tapajós: 2.463 kits;

Arapixuna: 1.038 kits;

Lago Grande: 6.289 kits;

Lago Grande (creche): 160 kits

RG 15 / O Impacto com informações da  Agência Santarém

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *