Em Santarém, unidade de apoio a pacientes com síndrome gripal atende 513 pacientes no primeiro dia

A Unidade de Referência de apoio às pessoas com síndrome gripal, implantada na Escola Municipal Ubaldo do Corrêa, atendeu 513 pacientes em seu primeiro dia de funcionamento, na segunda-feira (18). A Unidade é uma estratégia da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que visa ampliar os serviços de atendimentos iniciais para pacientes com suspeita do novo Coronavírus, com funcionamento de 08h às 18h.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, falou sobre o fluxo de atendimentos na Unidade. “Constantemente estamos criando novas estratégicas, para dar uma resposta imediata no enfrentamento da Covid-19 em Santarém. Nesta segunda-feira, ampliamos mais um serviço na Atenção Básica, com o início dos atendimentos na Unidade de Apoio para pacientes com síndrome gripal, instalada na Escola Ubaldo Correa, na Zona Oeste da Cidade, com uma equipe de multiprofissionais que darão os primeiros atendimentos e procederão com o fluxo de atendimentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, caso seja detectado algum caso suspeito, ou confirmado de Coronavírus, bem como a dispensação de medicamentos, se o médico prescrever”, explicou.

O coordenador da Unidade de Apoio, Lauro Corrêa, informou que a Unidade recebeu 513 pacientes só no primeiro dia.

“Na segunda-feira, primeiro dia de funcionamento recebeu 502 pessoas com sintomas gripais, destas, 302 consultas passaram pelo médico, foram procedidas 12 remoções para a UPA, notificamos 66 pessoas que serão monitoradas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Também realizamos 27 testes rápidos, com 13 pessoas positivadas e 14 negativos e os demais pacientes foram encaminhados por Unidades de Saúde da rede pública e privada já notificadas principalmente para a aquisição de medicamentos”, destacou.

O prefeito Nélio reiterou que a ação do município é um reforço na estratégia de combate à Covid-19. “Adaptamos o espaço da Escola Ubaldo Corrêa e o transformamos numa unidade de apoio à Covid-19. Neste momento é necessário reforçar nossa ação de combate e atendimento aos cidadãos”, reiterou o prefeito Nélio Aguiar.

A Unidade de Apoio conta com 20 profissionais, dentre eles estão, farmacêuticos, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, médicos, sociólogo e auxiliar de limpeza.

RG 15 / O Impacto com informações da Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *