Novo tomógrafo do HMS será forte arma contra covid-19 e salvará vidas

Uma forte arma que ajudará a salvar vidas na saúde de Santarém. O prefeito Nélio Aguiar entregou no final da tarde desta quinta-feira, 13, o primeiro tomógrafo da rede pública municipal de saúde, antes o serviço funcionava apenas por meio da terceirização. Uma conquista para saúde. O equipamento será uma forte arma na guerra contra a covid-19, pois fortalece a estratégia de prevenção.

A primeira-dama e secretária municipal Celsa Brito (Semtras), os secretários municipais Dayane Lima (Saúde), Diego Pinho (Turismo) e os vereadores Tadeu Cunha e Ronan Liberal Jr., além de profissionais da área de saúde e lideranças comunitárias acompanharam o ato de entrega juntamente com o prefeito municipal.

“É uma grande conquista para saúde”, disse Ronan Liberal Jr.

O novo centro de imagens de tomografia computadorizada do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) é composto pelos setores de sala de exame, sala de preparo do paciente, sala de operação, espaço de materiais e sala de tomografia. O serviço vai sanar uma deficiência cuja a solução não foi pensada antes.

“Nosso compromisso foi de corrigir um grave erro do passado que quando foi projetado um novo Pronto Socorro no HMS foi deixado de lado a implantação do serviço de tomografia”, lembrou o prefeito Nélio Aguiar.

A estrutura conta com o que há de mais moderno e seguro no mercado. Além da agilidade no atendimento, o setor de diagnóstico trará mais segurança para pacientes e colaboradores. Na cerimônia de entrega, o prefeito Nélio Aguiar informou que o valor para adequação da estrutura foi de R$ 529 mil do Tesouro Municipal e que o equipamento teve investimento de R$ 1 milhão e foi adquirido com recursos proveniente de emenda parlamentar do então deputado federal Wlad Costa.

“O salto de qualidade e segurança será muito grande para os moradores de Santarém e região. Finalmente, realizar esse sonho. Hoje, nosso Hospital é o maior centro de referência de urgência e emergência da região. Temos uma equipe treinada e com estrutura maior e melhor do que mesmo os hospitais da rede privada”, pontuou Nélio Aguiar.

A agilidade com o serviço dentro do HMS vai salvar muitas vidas. “A realidade que nós tínhamos era do paciente sair do Hospital e realizar exame de tomografia fora. Não acontecerá mais. Ele fará aqui mesmo, com o resultado na hora, o que ajuda muito a equipe médica que avalia o paciente. Se será preciso sair da sala e ir direto para o centro cirúrgico, por exemplo. Vamos ter condições de salvar muitas vidas. Fruto de uma parceria, porque trabalhamos em parceria com deputado federal Wlad Costa”, finalizou o prefeito.

Mais obras e conquistas

A secretária de Saúde Dayane Lima informou que a Unidade de Saúde possui obras em andamentos que serão entregues à população ainda este ano. Setores como a obstetrícia, urgência e emergência e a sala de reanimação.

“Vamos entregar a sala de reanimação já completa e nova. Passamos por meses de reforma, início da semana a primeira etapa do pronto socorro fica pronta. A obstetrícia está em obras também. A área de enfermaria feminina, masculina e pediátrica. Vamos iniciar a ampliação da hemodiálise até para entregar até inicio de outubro”, anunciou Dayane.

RG 15 / O Impacto com informações da Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *