Atividades do Hospital de Campanha de Santarém são encerradas pelo Governo do Estado

Foi confirmado neste sábado, dia 26, pelo Governo do Estado que o Hospital de Campanha de Santarém, localizado no Espaço Pérola do Tapajós, terá as atividades encerradas no domingo, dia 27. Segundo o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, após um inquérito epidemiológico e avaliação técnica, chegou-se a conclusão que era mais conveniente fechar o local dentro do prazo estabelecido em contrato – ou seja, sem extensão de contrato.

O Hospital de Campanha de Santarém iniciou as atividades no dia 22 de abril deste ano e atendeu pacientes diagnosticados com a Covid-19 vindos da região Oeste, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. O Hospital de Campanha de Santarém contou com 36 leitos de unidade de tratamento intensivo, 84 leitos clínicos e 10 leitos clínicos para indígenas, totalizando 120 vagas. No total, o hospital realizou quase 800 atendimentos e, antes do seu encerramento, estava com uma ocupação de 8%.

De acordo com a Sespa, Santarém possui recursos suficientes para atender possíveis novos casos de Covid-19, podendo encaminhar os casos graves tanto para o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, ou para o Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Na segunda-feira, dia 28, o local onde ficava o hospital passará por um processo de desinfecção e levantamento patrimonial. De acordo com dados da Sespa, até a sexta-feira, 25, o Baixo Amazonas computava uma redução de 63% no número de casos da doença quando comparado com a média móvel de 14 dias.

RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *