Cerca de 25 mil trabalhadores do Consórcio Construtor de Belo Monte podem receber indenização
Uma ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado do Pará – Sintrapav, que representa os trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte, pode beneficiar cerca de 25 mil trabalhadores. Segundo o sindicato, a ação envolve horas de deslocamento de cerca de 25 mil trabalhadores, entre os anos de 2012 e 2017.
De acordo com o sindicato, a ação foi movida no final de 2017 e se refere a valores não pagos pelo consórcio de empresas que construíram a Usina Hidrelétrica Belo Monte.
As horas In itinere, ou horas de deslocamento, representam o tempo gasto por um trabalhador para ir até o local de trabalho, e após executada a tarefa, as horas de retorno para casa. Após a mudança na legislação trabalhista, em 2017, esse deslocamento deixou de ser remunerado pelo contratante.
Segundo a nota divulgada pelo Sintrapav, o acordo foi apresentado para análise da Justiça Federal do trabalho em Altamira, em 18 de agosto de 2020, e homologado em 07 de outubro de 2020. Ainda segundo o documento, após muita discussão processual, o Sintrapav e o CCBM resolveram ajustar um acordo judicial, onde a composição do pagamento proposto seria a média de tempo gasto nos trajetos sendo considerado o tempo médio de duração na empresa, de cada trabalhador. Nessa média seriam incluídos todos os trabalhadores do CCBM que estiveram na obra no período de 1º de novembro de 2012 a outubro de 2017, desde que na propositura da ação ainda não tivessem completado dois anos de demissão.
Por telefone o diretor do Sintrapav Pará, Roginel Gobbo, informou que o processo é complexo, e que envolve um número gigantesco de trabalhadores. O representante do sindicato informou que tomou conhecimento das publicações e até convocações de ex-funcionários da obra para receber supostas indenizações, e esclareceu, a ação diz respeito apenas às horas de deslocamento.
Fonte: Confirma Notícias
Foto: Divulgação
OI TRABALHEI DE TRABALHEI DE 2013 A 214
QUERO SABER SE TENHO DIREIETO A RECEBER
Como devo saber se tenho direito
Raimundo Bezerra Pinho trabalhei de 2011 até 2013 como faço para saber se tenho direito telefone 93 992 2671 28
Boa tarde trabalhei no ano de 2013 período de fevereiro a julho de 2013
Eu gostaria de saber se eu tenho direito, trabalhei no ano de 2014a 2015
Ola trabalhei no ano 2014 e 2015 sera que tenho direit
Como faço para saber se tenho direito? trabalhei no período de 13 a 14..
Boa tarde trabalhei no ano de 2013 período de fevereiro a julho de 2013
Eu tb trabalhei no ano de 2015 como faço pra saber se tenho direito?
Tomara que seja verdade mesmo vái ajudar muito gente inclusive eu kkk
Como saberemos quem poderá receber essa indenização???
Indenização de deslocamento, maravilha; não foram apenas os índios que transformaram o Xingu no rio do leite e do mel …