Segup: Belém e Santarém registram 14 pessoas detidas e 13 estabelecimentos fechados

Até as 19 horas deste domingo (29), a Operação Eleições 2020 da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) registrou ocorrências em Belém e Santarém que resultaram em pelo menos 14 pessoas detidas e 13 estabelecimentos comerciais fechados por infrações cometidas no segundo turno do pleito municipal nas duas cidades paraenses. Ainda nesta segunda-feira (30), a Segup divulgará o balanço final da operação, em coletiva à Imprensa, na sede da Secretaria, às 10 horas.

As informações sobre as ocorrências e detenção até o começo da noite de domingo (29) constaram do quarto e último boletim sobre a Operação Eleições 2020. “Seis ocorrências envolvendo crimes eleitorais foram registradas, até o momento. A primeira ocorrência registrada ocorreu ainda na madrugada, no bairro do Jurunas, em Belém, quando nove pessoas foram conduzidas à Superintendência da Polícia Federal por estarem descartando material de propaganda (santinho) de um candidato em via pública. Duas ocorrências envolveram pessoas que foram encaminhadas para a Seccional por desacato aos agentes de segurança pública e a membros da seção eleitoral”, como informa a Segup. No boletim da tarde, a Segup informou que 11 bares foram fechados e advertidos em Belém.

“Foram registradas mais duas ocorrências em Santarém por desobediência à Lei Seca, que resultaram em dois estabelecimentos fechados por venderem bebida alcoólica. Ainda no município do oeste paraense uma integrante de seção eleitoral filmou o próprio voto e publicou nas redes sociais, e acabou encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Santarém”, destaca a Secretaria de Segurança Pública.

Reforço

Após o resultado das eleições municipais em Belém, a Segup reforçou o esquema de segurança na área do Mercado de São Brás, local de comemoração do candidato vencedor. A Operação Eleições 2020 continua o monitoramento pelas unidades do Centro Integrado de Comando e Controle, instalados em Belém e Santarém, no oeste paraense, para o segundo turno.

Videomonitoramento 

Por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop) é feito o videomonitoramento em tempo real dos principais corredores de veículos e pessoas, além dos principais locais de votação na Região Metropolitana de Belém, utilizando 209.

O efetivo total empregado ao longo do dia, somando o policiamento diário mais o reforço para o segundo turno das eleições, totaliza mais de 1.600 agentes de segurança pública. O reforço foi garantido com 1.424 agentes em Belém e 189 em Santarém, com apoio de embarcações do Grupamento Fluvial.

Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *