Fiscalização do ICMBio captura cerca de três toneladas de peixe protegido pelo defeso, em Belterra

Cerca de 3 toneladas de pescado protegido pela portaria do defeso foram apreendidas, durante fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Belterra, no oeste do Pará. Segundo o órgão, 90% da espécie mapará estavam no porão de uma embarcação pesqueira, conhecida na região como “geleira”.

De acordo com a analista ambiental do ICMBio, Jackeline Nóbrega, o barco com a carga irregular foi flagrado, na tarde de ontem, 3, pela equipe do instituto na comunidade Pedreira. A fiscalização do órgão no município é parte da operação de fiscalização deflagrada pelo Instituto ainda no fim do último mês, para impedir a pesca de espécies que estão em época de reprodução e são protegidas pelas portarias do defeso na bacia amazônica.

Os peixes capturados foram levados para o município de Santarém para a pesagem de todo o pescado. No final do processo, as apreensões serão destinadas às instituições. A doação do pescado apreendido conta com o auxílio do programa Mesa Brasil do Sesc, uma rede nacional de banco de alimentos que combate a fome e o desperdício. A estimativa é de que 33 instituições sem fins lucrativos serão beneficiadas com a doação no município.

O órgão informou que para fornecer a geleira de pescado, ao menos 30 embarcações de pequeno porte conhecidas como bajaras faziam a pesca predatória em Belterra. De acordo com o ICMBio, a geleira é oriunda do município de Monte Alegre, oeste do Pará.

Fonte: Roma News com informações do ICMBio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *