Jovens são maioria entre os casos de infecção por HIV em Santarém no ano de 2020

Em 2020, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Santarém, até 20 de novembro, registrou 168 casos de HIV na região dos quais 123 são homens e 45 mulheres. O levantamento aponta ainda que Jovens entre 20 e 24 anos são maioria entre os casos de infecção.

Durante o todo o ano foram 68 ações realizadas com 33.848 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C feitos, além de 22.148 consultas de enfermagem e outras 5.529 consultas médicas. Foram 125.501 preservativos distribuídos.

“O CTA promoveu 68 ações de testagem rápida, orientações e distribuição de insumos de prevenção. Além disso, foram realizadas campanhas pontuais como: o carnaval, dia dos namorados e julho amarelo”, destaca a coordenadora do CTA/SAE, Ana Lucia Ferreira.

DEZEMBRO VERMELHO

O CTA intensifica a luta contra a AIDS no município, em virtude da Campanha Dezembro Vermelho. São mais 20 mil preservativos que estão sendo distribuídos e mais de 4 mil testes rápidos realizados, sendo 1 mil testes para HIV, 1 mil testes para Sífilis, 1 mil testes para hepatite B e 1 mil testes para hepatite C. Para conscientizar a população e engajar a campanha, durante todo o mês corrente há uma programação voltada para a causa.

A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a equipe do CTA, e equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), fazendo parte do planejamento de conscientização e orientação da população para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

O CTA/SAE Santarém está localizado na Av. Barão de Santarém canto com a Av. Marechal Rondon. O local fica aberto para os testes na segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h30. Também prestam atendimento multiprofissional de segunda a sexta de 7h às 18h.

RG 15 / O Impacto com informações PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *