Covid-19: doses da Sputnik V devem começar a chegar ao Pará em abril
O governador Helder Barbalho assinou, na noite de sexta-feira (19), o contrato com o Fundo Soberano Russo (RDIF) que autoriza a aquisição de 3 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, que se juntarão ao plano de vacinação contra a Covid-19. “Com estas vacinas renovamos a esperança para ampliar o maior número de pessoas vacinadas em nosso Estado, garantir saúde, a vida e a retomada da economia. Que possamos vencer esta pandemia, vencer o novo coronavírus. Este ato faz com que cada um de nós possa ter a esperança reacesa e a garantia da vitória. Vamos, juntos, vacinar a nossa população, vacina para todos”, garantiu o governador.
Os 3 milhões de vacinas representam quase quatro vezes o total de doses já recebido, até o momento, pelo Estado do Pará do Ministério da Saúde – 660.040 doses de Coronavac/Sinovac e Oxford/AstraZeneca.
Os Consórcios da Amazônia Legal e do Nordeste iniciaram as negociações para a compra das doses da vacina russa. O contrato é assinado diretamente pelos governos estaduais, para compra de 37 milhões de doses.
Helder Barbalho informou que o primeiro lote de doses da Sputnik V deve chegar ao Pará a partir de abril. O calendário de entregas segue até julho, com capacidade para vacinar 3 de milhões de habitantes do Pará.
Eficácia – De acordo com dados publicados em pesquisas científicas internacionais, a Sputnik V, produzida pelo Laboratório Gamaleya, tem eficácia de 91,6%. Mais de 50 países da Europa e das Américas já estão aplicando a vacina russa.
“A vacina já está sendo aplicada em países como Rússia, Argentina, Hungria, Emirados Árabes, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Outros países também estão imunizando sua população. Este é um movimento para que possamos ampliar o número de vacinas para nossa gente. Quanto mais vacina, melhor; mais vidas são salvas. É mais um esforço que o governo do Estado está fazendo para podermos vacinar mais paraenses, e junto com o Brasil garantirmos mais saúde e vida”, reiterou Helder Barbalho.
O valor adquirido pelo Governo do Pará é de US$ 9,95 por dose, o equivalente a R$ 54,63. Segundo o governador, é um valor menor do que está sendo ofertado ao Ministério da Saúde pela União Química.
“Agradeço, acima de tudo, à população paraense. Junto conosco, neste ato de união, de renovação de esperança, iremos vencer esta pandemia”, afirmou Helder Barbalho.
RG 15 / O Impacto com Agência Pará