Clientes denunciam clonagem de cartão de crédito em posto de combustível de Santarém

A denúncia sobre a possível clonagem de cartão partiu de uma das clientes de postos de combustíveis em Santarém, uma mulher com as iniciais T.F, que não quis se identificar. Segundo ela, o seu cartão de conta jurídica empresarial era utilizado para assegurar verbas de seu empreendimento e para gastos com orçamentos familiares. De acordo com a denunciante, o cartão foi utilizado por 10 meses e somente no período dos 02 últimos meses foi constatado que havia cerca de quatro “rombos”.

Porém, ainda existe a possibilidade de haver mais valores extraviados no histórico da conta. A mulher afirma que os valores que constam são de abastecimentos de veículos realizados em quatro postos de combustíveis em Santarém.

“Fiz o histórico que sempre puxo para ver onde pago, pois pago sempre nos mesmos locais. Faço compras nos supermercados e notei que tinha muita conta em posto de gasolina, e eu não abasteço utilizando cartão, apenas dinheiro. Emiti o mês de abril e maio e fiz a comparação, e são os mesmos postos”, afirmou T.F.

São valores que variam de R$ 15,00 a 100,00 reais, e o total dos meses chegam a cerca de R$420,00 reais, além de outros valores que estão em aberto. “Muito estranho todo mês aquele mesmo valor e a gente não utilizando o cartão”, ressaltou a denunciante.

T.F procurou o banco em busca de orientação, e a gerente afirmou que casos como esses estão se tornando comum, se fazendo necessário cancelar com urgência o cartão.

A gerente do Banco destacou ainda que algumas máquinas fornecidas para prestar serviços em postos de combustíveis podem contém dispositivos que facilitam a clonagem, até mesmo sem saberem que os têm.

A denunciante orienta a população a não confiar nas tecnologias oferecidas por bancos e outras empresas. Sempre “ficar de olho”, pois por conta da correria do dia-a-dia certos detalhes passam despercebidos.

Em quase todas as semanas são registrados golpes que visam roubar dados dos usuários e, entre as informações que acabam vazando, estão as de cartão de crédito. No entanto, não é apenas no mundo virtual que as pessoas precisam ficar atentas com a segurança do cartão.

Confira seis cuidados para não ter o cartão de crédito clonado:

  1. Não dê seu cartão para ninguém

Essa orientação pode parecer um tanto óbvia, mas em alguns países é comum o lojista ou garçom levar o cartão de crédito para ser processado em outro local do estabelecimento. Nestes casos, vá junto com a pessoa até o terminal de pagamento para garantir que o cartão não será clonado ou prefira utilizar dinheiro em papel-moeda.

  1. Senha

A senha do cartão só pode ser pedida no caixa eletrônico ou em maquininhas de cartões, por isso, se um site além do seu banco pedir o PIN, desconfie. Além disso, cubra com a sua mão o teclado na hora de digitar a senha, principalmente em caixas eletrônicos, pois o equipamento pode ter sido adulterado e uma câmera pode estar escondida.

  1. Segurança na internet

Ao realizar compras pela internet, verifique se o site possui uma certificação de segurança, que é o cadeado que aparece ao lado da URL, ou HTTPS. Além disso, faça compra somente em lojas de confiança e confira se a página é a original.

  1. Caixas eletrônicos

Evite usar o seu cartão em locais de risco, como os caixas eletrônicos da rua e de espaços públicos menos controlados, pois esses equipamentos podem ser facilmente adulterados. Caso você perceba algo errado com a máquina, como a tampa frontal solta, evite colocar o cartão, já que os criminosos podem ter instalado um skimmer, também conhecido como chupa-cabra, para roubar os dados dos usuários.

  1. Acessar conta bancária

Evite acessar sua conta bancária, tanto no site quanto via aplicativo, em dispositivos públicos e de terceiros, ou então quando estiver conectado a uma rede de Wi-Fi pública.

  1. Controle

Verifique a fatura do cartão regularmente e, caso haja uma transação indevida, comunique o seu banco imediatamente. Também é uma opção ativar serviços de SMS oferecidos pelo banco que avisam sobre qualquer movimentação realizada com o seu cartão.

RG 15 / O Impacto

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