Polícia Militar promove leilão de 62 carros e 11 motos

A Polícia Militar através da  Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), planeja leiloar até o final do mês de junho, cerca de 62 automóveis e 11 motocicletas que já não têm condições de uso para o policiamento ostensivo.

O leilão também objetiva desocupar a área externa das unidades da PM, onde esses veículos estavam estacionados, a retirada dos bens por meio de leilão vai possibilitar a compra de novos materiais e equipamentos para a corporação.

As antigas viaturas estão sendo recolhidas do pátio do Centro de Treinamento da Polícia Militar, por uma empresa contratada por meio de licitação, e levadas para um local onde se juntam a outros veículos do Estado para serem leiloados.

Todos os carros e motocicletas da PM estão devidamente regularizados junto aos órgãos de trânsito competentes e foram aprovados após serem submetidos ao Termo de Exame e Averiguação de Material (Team). O processo de alienação por leilão não ocorria há cerca de dez anos e agora já há previsão de outra remessa para o mês de agosto.

“O recurso que a Seplad vai arrecadar retorna para a Polícia Militar por meio do Fundo de Investimento de Segurança Pública (Fisp) e pode ser utilizado para a aquisição de outros bens para a própria corporação”, explica o subdiretor de Apoio Logístico, tenente-coronel Sandro Wagner do Carmo, para quem o procedimento também vai permitir ampliar espaços nas unidades da capital e do interior do estado.

O oficial lembra que o processo de leilão para veículos inservíveis tem prazo de validade, já que na gestão atual os veículos são alugados, em vez de comprados. “Os quartéis ficavam cheios e havia um gasto elevado com manutenção e combustível. Hoje, com a contratação de uma empresa terceirizada, toda a frota é renovada a cada 30 meses. Esses veículos são recolhidos e a PM não precisa guardar”, reforçou.

De acordo com o responsável pela operacionalização dos procedimentos, 2º tenente Cleber Cabral, do Centro de Patrimônio (Cpat), o processo para recolhimento da viatura iniciou ainda em 2020 e é vantajoso para a PM. “O principal nesse processo é enxugar despesas, principalmente com manutenção, já que os veículos já estavam bem antigos”.

Por Diene Moura

RG15/O Impacto com informações PM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *