Artigo – O dia em que Santarém-PA quase se tornou a cidade dos afrodescendentes norte-americanos

Por Oswaldo Bezerra

Houve nos EUA uma terrível guerra civil chamada “Guerra da Secessão”, que durou de 1861 a 1865. Vários fatores desencadearam esta guerra. Foi sem dúvida a maior guerra civil da humanidade. Na época houve uma divergência entre a região norte do país, industrializada, e uma região sul agrária.

Dentre os fatores que desencadearam esta guerra está a escravidão. A guerra foi brutal e teve quase um milhão de mortos. O Norte saiu vencedor do confronto. Claro, era mais rico tinha indústria de armamento.

Na eminência da derrota, os ricos fazendeiros sulistas puseram-se a pensar em migração. Hoje isso é uma vergonha para os norte-americanos, falar em sair de seu país. A ideia dos gringos era migrar para um país com vasta área e vocação agrária, porém onde a escravidão fosse legal e constitucional.

Foi assim que 20 mil ex-confederados partiram para o Brasil, localizando-se em diversos pontos do Centro-Sul, Nordeste e Norte, e na mais obscura e controvertida das colônias por eles fundadas, em Santarém, no Pará, que chegou a acolher 212 norte-americanos, nove anos após a rendição de Appomattox. Tudo isso foi relatado no livro “A Colônia Perdida da Confederação”, com o subtítulo “A Emigração norte-americana para o Brasil após a Guerra de Secessão.

Desde o início da guerra dos gringos, a produção de algodão dos EUA caiu muito. Dom Pedro II viu aí uma oportunidade de desenvolver esta cultura agrícola no Brasil. Assim o imperador facilitou as coisas para os norte-americanos virem ao Brasil. Pois ele sabia que aqui já tínhamos negros escravizados de sobra na cultura do tabaco, da cana, do café e por que não no algodão?

Esta leva de norte-americano começoua chegar no Brasil em 1865. Primeiramente foram para o Rio de Janeiro e em seguida foram para São Paulo. Fundaram a cidade Americano em São Paulo. A grande contribuição para a agricultura brasileira foi a introdução do arado.

Tido como herói da libertação dos escravos nos EUA, o presidente da época e vencedor da guerra, Abraham Lincoln, pediu liberação de verbas dos EUA para deportar os negros norte-americanos, recém libertados, adivinha para onde? Em 1862, Lincoln nomeou como ministro o antiabolicionistaJames Webb.

Foi este racista que apresentou o projeto de deportação dos negros norte-americanos para Lincoln. Neste projeto todos os afro-americanos seriam alocados em Santarém e seus arredores. A Amazônia, particularmente Santarém, seria hoje uma região superpopulosa, com predominância de negros. Isso só não aconteceu por que Dom Pedro II disse não aos EUA.

***Novo Livro de Oswaldo Bezerra intitulado “O Governador” está agora disponível em “livro físico”e para “Kindle”na Amazon.***

RG 15 / O Impacto

2 comentários em “Artigo – O dia em que Santarém-PA quase se tornou a cidade dos afrodescendentes norte-americanos

  • 22 de fevereiro de 2023 em 18:45
    Permalink

    Boa noite!
    Sou descendente de um confederado norte americano ( John Douglas Lebory Steel). Gostaria de saber um pouco da sua vinda e passagem por Santarém. Quem foi esse meu bisavô?
    Estou compondo uma árvore genealógica da família e essas informações são muito importantes.

    Resposta
  • 9 de junho de 2021 em 23:47
    Permalink

    Teria sido ótimo, pois viriam também os colonos acostumados a trabalharem com a terra, assim a mão de obra escrava teria ajudado a tornar nossa região auto suficiente na produção de grãos, escapando das amarras da produção de seringa, única atividade econômica notável à época; errou o D. Pedro II !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *