Ufopa abre seleção para primeira turma do mestrado acadêmico em Letras

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou na última segunda-feira, 14, o edital do processo seletivo para ingresso na primeira turma do mestrado acadêmico em Letras. O prazo de inscrições vai de 16 de junho a 13 de agosto pelo site do programa.

Aprovado pela Capes em 2020, o PPGL tem como área de concentração “Estudos de Línguas e Literaturas na Amazônia” e é organizado em duas linhas de pesquisa: 1) Línguas, culturas e identidades na Amazônia; 2) Poéticas da linguagem e culturas na Amazônia.

Nesta seleção, são ofertadas 15 vagas, sendo 8 para a linha 1 e 7 para a linha 2. Podem se inscrever candidatos graduados e estudantes no último semestre de graduação em Letras ou em áreas afins (Pedagogia, História, Comunicação Social, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia e Direito).

A seleção terá cinco fases: prova de conteúdo; análise de projeto de pesquisa; análise de currículo Lattes; entrevista; e prova de proficiência em língua estrangeira. A prova de conteúdo consiste em uma questão dissertativa acerca de tema relacionado à bibliografia da linha de pesquisa de escolha do candidato, que deverá ser entregue no ato da inscrição. A última fase, de proficiência em língua estrangeira, poderá ser cumprida, de forma excepcional, após o ingresso no programa. O resultado final da seleção será publicado em 8 de novembro.

O início das aulas está previsto para março de 2022. As aulas serão presenciais, porém, temporariamente por conta da pandemia da Covid-19, poderão ser ofertadas de forma on-line ou híbrida.

Leia o edital n. 01/2021–PPGL.

Para mais informações, acesse a página do PPGL.

RG 15 / O Impacto com informações da UFOPA

Um comentário em “Ufopa abre seleção para primeira turma do mestrado acadêmico em Letras

  • 16 de junho de 2021 em 08:58
    Permalink

    Parabens aos letrados, pena que os “doutores” da área de tecnologia, especialmente sistema de computação continuam “muito ocupados” e sem tempo para implantar um mestrado/doutorado na nossa área.
    Com a palavra o Reitor Hugo Alex e sua Vice

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *