Pesquisa de delegado sobre violência doméstica em Rurópolis vira livro

 

No início da tarde de segunda-feira (21), foi apresentado à Delegacia Geral de Polícia Civil do Pará, o livro intitulado ‘Violência Doméstica e o Atendimento Policial’, escrito pelo Diretor da Unidade Integrada de Polícia de Rurópolis, Delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho.

O registro inicialmente nasceu no Curso Superior de Polícia, realizado no ano de 2020 e surgiu a partir de um projeto em Rurópolis, oeste paraense, onde o autor é lotado. O  exemplar discorre sobre como fazer a primeira recepção até a vítima, orientando os que possam vivenciar este contexto, trazendo também a importância da unificação dos serviços policiais.

 

O Delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho afirma que, de início, a obra era um estudo jurídico para obtenção do título de Especialista em Gestão Estratégica em Defesa Social no Instituto de Segurança do Pará (IESP). No entanto, a repercussão foi maior que o esperado, tendo que ser reescrito para que os não possuíam o conhecimento da área, pudessem ler de maneira mais acessível, objetivando conhecer os direitos, os deveres e as medidas que podem ser tomadas pela autoridade policial, diante de casos de violência doméstica.

O autor informa que optou pela produção independente e edição limitada, uma vez que o possibilita uma liberdade maior para melhor dispor de sua obra, a qual à princípio será distribuída aos seus colaboradores,  e parte das tiragens serão doados para universidades, faculdades e escolas como forma de contribuir com os estudos e discussões acadêmicas. Em Belém o livro pode ser adquirido na livraria Fox localizada na Travessa Doutor Moraes, 584, Bairro de Nazaré.

Por Diene Moura

RG15/O Impacto

Foto:  Rafaela Silva (Ascom PC/PA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *