Alerta: Golpista usa uniforme falso do CRAS para atrair idosos em Santarém

Os criminosos estão cada vez mais ardilosos em suas práticas delituosas. Utilizar uniformes roubados ou confeccionados por encomenda são uma das armadilhas preferidas para atrair suas vítimas, que em sua maioria são idosos. Veículos adesivados com  logos características de empresas conhecidas ou até mesmo mencionar o nome de órgãos públicos e programas sociais são uma das estratégias que compõe um cenário favorável para a aplicação de golpes.

No município de Santarém não foi diferente, indivíduos aproveitaram o  público em situação de vulnerabilidade social para as ações criminosas. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), teve que publicar um alerta para que idosos não recebam em suas residências,  falsos servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar uma transação de cadastro para o Programa do Auxílio Gás.

O Programa do Auxílio Gás ou Vale Gás ainda não está sendo concedido a beneficiários na cidade. Qualquer dúvida com relação a cadastros, emissões de documentos, benefícios oferecidos através de programas sociais da esfera Federal, Estadual ou Municipal podem ser esclarecidas nos 8 CRAS espalhados em  bairros de Santarém. São eles: Maracanã, Nova República, Santarenzinho, Alter do Chão, Urumari, São José Operário, Santana e Jardim Santarém.

Alerta de Golpes

Órgãos de segurança pública identificaram variados golpes aplicados por criminosos principalmente a idosos. São eles: Golpe do bilhete premiado, falso sequestro, carro quebrado, indenização judicial, confirmação dos dados bancários, cartão clonado, cartão preso no caixa eletrônico, troca do cartão na agência bancária, falso site, falso boleto e ainda para se apoderar do Whatsapp e extorquir a lista de contatos do legítimo proprietário.

Como evitar

 A orientação cabe até no ditado popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Portanto, desconfie de benefícios exagerados, facilidades sem fundamentos plausíveis e da generosidade de pessoas em filas de banco ou até mesmo no interior de agências bancárias. Às pessoas que cuidam de pessoas na terceira idade ou até familiares, é essencial manter o acompanhamento dos idosos para que evitem conversar com desconhecidos pessoalmente ou através de telefone.

Dados alarmantes 

As tentativas de golpes financeiros contra idosos apresentam uma crescente alarmante. Segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o índice de golpes aumentou e chegam a 60%,  desde o início da pandemia do novo coronavírus. Entre os já mencionados acima, está, ainda, os golpes em que solicitam aos correntista mais velhos que enviam dados pessoais e até senhas para os estelionatários.

A Febraban alerta quanto ao envio de e-mails falsos e o intitulado golpe do motoboy. Os criminosos inicialmente fazem um contato telefônico, se passando por servidores a quais relatam a clonagem de cartão. Em ato contínuo, o golpista envia um motoqueiro a residência da vítima e recolhe o cartão, consumando, portanto mais um crime.

Por Diene Moura

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *