Engodo virtual
Por José Ronaldo Dias Campos*
Interessantíssimas ofertas são produzidas e reproduzidas à exaustão, em vídeos na internet, de produtos que aparentam ser de excelente qualidade e eficiência, que enchem os olhos dos incautos consumidores, levados pelo canto da sereia.
Fechado o negócio à distância, com pagamento via pix, sem o necessário cuidado, como aconteceu reiteradamente no meu caso, em situações diversas, aguarda-se a chegada do produto, via correio.
Semanas ou meses após, para sua surpresa, chega em sua residência, quando chega, a comprovação do engodo, da fraude que lhe vitimou: uma porcaria qualquer, em forma de miniatura do produto ofertado, sem qualquer utilidade prática, para a sua decepção. Triste conclusão: você caiu no “conto do paco”, meu amigo. Você foi, verdadeiramente, o “pato” nessa história bem engendrada.
Fazer o quê, depois da constatação? Reconhecer a falta de cuidado, a ingenuidade e arcar com o prejuízo, revoltando-se consigo mesmo, que se deixou enganar pelos meliantes virtuais, estilo 4.0.
E não pense que só otário cai nesse golpe, pois é tão bem bolado, trabalhado, orquestrado, que convence até mesmo o mais cuidadoso cidadão e prudente consumidor.
Quem nunca caiu nesse golpe?
O Impacto