Professor da Ufopa recebe ‘Prêmio Capes’ 2023

O professor adjunto do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) Igor Morais Mariano Rodrigues recebeu o Prêmio Capes de Tese, edição de 2023, na área de Antropologia/Arqueologia, com a tese “Tramas da Tecnologia: etnoarqueologia da variabilidade dos trançados dos povos do Mapuera”.

O Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; e valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Com esse prêmio, o pesquisador irá concorrer ainda ao “Grande Prêmio Capes de Tese”, que abrange todas as teses premiadas da área de humanidades.

Tese – Realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), o estudo etnoarqueológico proporciona visibilidade e contribui para a produção de conhecimento sobre os trançados dos povos do rio Mapuera, também conhecidos como Wai Wai, situados no Noroeste do estado do Pará. A tese argumenta que a tecnologia dos trançados é composta por tramas sociais de conhecimentos humanos de vários povos (yana), cuja excelência produtiva requer negociar com (e absorver saberes de) outros seres e mundos, integrando aspectos pragmáticos, simbólicos, cosmológicos, ontológicos e históricos.

Para isso, a pesquisa abordou: as técnicas de manufatura, incluindo a fabricação de pessoas artesãs habilidosas e interações com diferentes seres; os significados culturais que permeiam a produção e o uso dos trançados; critérios nativos de diferenciação e classificação desses artefatos; a formação das coleções etnográficas e suas possibilidades de uso enquanto documentos históricos; a variabilidade artefatual ao longo de um século, apontando continuidades e mudanças tecnológicas, e as principais razões disso.

A tese pode ser acessada aqui.

Prêmio – Considerado o Oscar da ciência brasileira, o Prêmio Capes de Tese recebeu este ano a inscrição de 1.469 trabalhos, o maior número em 19 edições já realizadas. São reconhecidos os melhores trabalhos de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. Dentre os 49 premiados, três irão receber o Grande Prêmio Capes de Tese, um de Humanidades, outro de Ciências da Vida e um de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A solenidade de entrega ocorrerá em dezembro.

Fonte: Comunicação/Ufopa
Imagem: Reprodução/Igor Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *