UPA 24 horas reforça obrigatoriedade do uso de máscaras em pacientes e acompanhantes

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém reforça obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial para pacientes e acompanhantes, seguindo as diretrizes do Decreto n°463/2022 GAP/PMS, de 5 de abril de 2023, e da Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020. Essas normas visam prevenir a disseminação de síndromes respiratórias, incluindo a Covid-19, em ambientes de saúde.

Eduardo Cardoso, médico da UPA, ressalta a relevância do uso de máscaras em ambientes de assistência direta a saúde.

“Nos atendimentos diários, notamos uma frequência significativa de pacientes que procuram assistência médica sem utilizar máscara. Esta prática aumenta o risco de transmissão de microorganismos patogênicos por meio de gotículas respiratórias, o que pode facilitar a disseminação de síndromes respiratórias em ambientes de saúde”, alertou.

O médico pede a compreensão da população para a utilização de máscaras nas unidades de saúde.

“É fundamental que os pacientes e acompanhantes sigam essa orientação. Vale ressaltar que o uso de máscaras é obrigatório para atendimento em qualquer unidade de saúde. Esta é uma ação crucial para proteger tanto os pacientes, quanto os profissionais”.

Além disso, Dr. Cardoso destaca a importância da vacinação.

“É importante ressaltar a atualização da vacinação nos postos de saúde e nas UBS’s, não apenas da vacinação contra influenza, mas também a vacinação para Covid-19”, enfatizou.

Ele reforça que, mesmo após o pico da pandemia, é essencial manter a vacinação atualizada para prevenir o avanço de casos graves de doenças respiratórias.

O Impacto com informaçõe da Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *