NFL bane o controverso ‘hip-drop tackle’ para a temporada 2024

Foi ratificada nesta segunda-feira (25) uma proposta do comitê da NFL que proíbe o uso do ‘hip-drop tackle’. Essa técnica agora estará sujeita a penalidades de 15 jardas durante os jogos e possíveis multas posteriores.

A mudança na regra foi aprovada por unanimidade pelos proprietários da NFL. No entanto, a NFL Players Association expressou decepção com a decisão de proibir o tackle. Os jogadores estavam preocupados com a capacidade dos árbitros de aplicar a nova regra de maneira correta e consistente em um jogo tão rápido. A preocupação também envolve como a mudança de regra levaria ao aumento de penalidades e multas. O vice-presidente executivo da NFL, Troy Vincent, se reuniu com membros da equipe de liderança da NFLPA em fevereiro no Combine da NFL e explicou a posição da liga. Entretanto, os líderes sindicais dos jogadores não receberam sugestões sobre a modificação da regra.

Apesar da preocupação da NFL Players Association, a Liga, através de seu presidente de comitê de competição da NFL, Rich McKay, disse que não pode ignorar uma taxa de lesão que é 20 a 25 vezes maior do que o tackle padrão. A decisão foi embasada no estudo, por parte de membros da equipe de saúde e segurança da NFL, de mais de 20 mil tackles nas últimas temporadas. Apenas na temporada passada, a média foi de aproximadamente uma ocorrência por jogo, um aumento de cerca de 65% em relação à temporada de 2022. O executivo da NFL, Jeff Miller, disse que pelo menbos 15 tackles causaram lesões que fizeram com que os jogadores perdessem ao menos um jogo.

“Temos a obrigação do ponto de vista de saúde e segurança de proteger os jogadores de um risco irracional de lesões e este, há dados puros, é um risco irracional de ferimentos. É por isso que mudamos a regra. Fizemos muitas propostas e mudanças nas regras de jogo ao longo dos anos em matéria de saúde e segurança, e às vezes elas são vistas como se você estivesse tornando o jogo mais suave. Eu simplesmente não concordo com isso. Acredito que estamos tentando tornar o jogo mais seguro. Este é o primeiro ano de que me lembro em muito tempo em que podemos dizer que a participação do futebol escolar aumentou seis por cento ano após ano. Para nós, para mim, como jogador do futebol, essa é uma estatística muito importante. É isso que estamos tentando impulsionar, seja a participação, seja uma bandeira das meninas, um voo dos meninos ou o futebol do ensino médio, e acreditamos que a saúde e a segurança desempenham um papel importante nisso”, disse McKay.

O hip-drop tackle 

O hip-drop tackle ocorre quando um jogador agarra um corredor com ambas as mãos/braços e enquanto tenta fazer um tackle ‘normal’, gira abaixando os quadris e aparte inferior do corpo e então cai e prende a perna, ou pernas, do corredor no joelho ou abaixo dele. A técnica geralmente resulta em lesões na parte inferior do corpo como as sofridas na temporada passada pelo tight end do Baltimore Ravens, Mark Andrews, e o wide receiver do Miami Dolphins, Tyreek Hill.

A regra exige que os árbitros observem duas ações: se um defensor “agarra o corredor com as duas mãos ou envolve o corredor com os dois braços” e também “desequilibra-se girando e abaixando os quadris e/ou a parte inferior do corpo, caindo e prendendo o corredor perna(s) no joelho ou abaixo dele.

“Quando é usado, é extremamente prejudicial para o corredor – o corredor fica puramente indefeso. Já ouvi os defensores dizerem antes e os ouço: ‘Ei, você está me colocando em uma situação muito difícil, você’ você está dizendo que não posso bater aqui e o que eu faço?’ Minha resposta sempre foi: ‘Bem, você não pode fazer isso.’ Isso é só porque o cara que você está acertando está indefeso, não tem como se proteger”, disse McKay, de acordo com NFL.com.

Por Rodrigo Neves
Imagem: Reprodução/NFL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *