Santarém recebe mais de 120 mm de chuva em 4 dias; pontos mais atingidos são monitorados

Nos últimos 4 (quatro) dias, Santarém enfrentou uma intensificação do inverno amazônico, resultando em mais de 120mm de chuvas na região. Em resposta a essa situação climática desafiadora, a prefeitura de Santarém mobilizou a Defesa Civil e equipes de obras e infraestrutura para monitorar e atuar nos pontos mais atingidos.

O coordenador de Defesa Civil, Darlisson Maia, destaca a importância da colaboração da população para mitigar os transtornos causados pelas chuvas. “É fundamental que os cidadãos evitem o descarte inadequado de lixo e entulhos nas vias, pois isso obstrui os bueiros e canaletas, agravando os alagamentos”, ressalta Maia.

As equipes da Defesa Civil trabalharam incansavelmente, mantendo um plantão permanente para garantir a segurança dos moradores afetados pelas chuvas. Desde a madrugada, as equipes monitoraram áreas de risco e prestaram atendimento durante as precipitações.

“A população deve estar atenta aos alertas emitidos pelos órgãos competentes, especialmente aqueles que residem em áreas de risco. É imprescindível que todos estejam preparados para enfrentar as consequências das chuvas intensas”, alerta Darlisson Maia.

A Prefeitura reforça a importância das medidas preventivas, como evitar a construção em áreas de risco, manter a limpeza das calhas e canos de água e estar atento aos sinais de alerta, como rachaduras nas paredes e inclinação de árvores.

Em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente os órgãos competentes como a Defesa Civil e os bombeiros, para que as equipes possam agir com rapidez e eficiência.

O prefeito Nélio Aguiar solicitou a todos os secretários municipais que estejam atentos aos serviços de suas respectivas pastas e prontos para atender às necessidades da população durante este período desafiador.

A prefeitura de Santarém reafirma seu compromisso em garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos e continuará monitorando de perto a situação climática na cidade.

O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *