Tarifa Social: em Monte Alegre, cerca de 5.500 famílias podem ter até 65% de desconto na conta de energia

Famílias devem estar inscritas no CadÚnico e terem renda de até meio salário mínimo por pessoa.

A Tarifa Social é um benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz das famílias de baixa renda. Em Monte Alegre, mais de 9.650 famílias já estão cadastradas para receber o benefício, mas cerca de 5.500 famílias ainda podem ser beneficiadas.

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Gilliard Vaz, explica que, para conseguir o benefício, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Para isso, basta ir até o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e ter uma renda per capita de meio salário mínimo.

“Para receber o benefício da Tarifa Social, o cliente pode ir em uma das nossas agências com o número da inscrição social, documentação pessoal e a conta de energia. Lembrando que isso é um direito do consumidor, e que todos podem ser beneficiados, caso estejam dentro desses requisitos”, explica.

Vale lembrar que para se inscrever no CadÚnico, é necessário cumprir mais uma exigência. Deve-se somar todos os salários ou benefícios previdenciários e dividido pelo número de pessoas que moram na casa, o valor não pode ser maior do que meio salário mínimo. Os dados devem ser atualizados a cada dois anos para que o cadastro continue ativo.

Tarifa Social

A tarifa social é uma medida instituída por Lei para conceder descontos nas tarifas de energia de casas de famílias de baixa renda, sendo que este desconto varia de 10% a 65% na conta de energia elétrica. O desconto é dado de acordo com a faixa de consumo. De 0 a 30 quilowatt, o cliente tem até 65% de desconto, de 30 até 100 tem 40%, e de 100 até 220 tem 10% de desconto.

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *