Pavimentação do Centro Comercial é concluída

Prefeito Alexandre Von vistoria serviço nas ruas
Prefeito Alexandre Von vistoria serviço nas ruas

A Prefeitura de Santarém concluiu a pavimentação do Centro Comercial, na sexta-feira à noite. Esta semana foram pavimentadas cinco vias em C.B.U.Q: Francisco Corrêa, 15 de Agosto, Travessa dos Mártires, João Otaviano de Matos e Senador Lemos.

Todas as ruas do Centro Comercial receberam, também, luminárias e lâmpadas metálicas novas. Mais de 5 km de vias foram contempladas com os serviços de pavimentação e iluminação. O prefeito Alexandre Von esteve no local, na noite de sexta-feira, acompanhando os trabalhos.

SINDICATO RURAL DE SANTARÉM EMPOSSA NOVA DIRETORIA

Reinaldo Rebelo foi reeleito e comandará Sirsan por mais dois anos
Reinaldo Rebelo foi reeleito e comandará Sirsan por mais dois anos

Na noite de sexta-feira (14), o prefeito Alexandre Von participou da cerimônia de posse da diretoria do Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN) para o biênio 2014-2015. O Sr. Reinaldo Rabelo, atual presidente, comandará a entidade pelos próximos dois anos.

Na ocasião, o gestor santareno reiterou a parceria da Prefeitura com o SIRSAN, considerando a atuação estratégica que a entidade desenvolve para fomentar as atividades produtivas rurais, com destaque para a Feira Agropecuária, evento que recebe total apoio da Prefeitura e que no ano de 2013 movimentou mais de R$ 20 milhões em negócios.

Von também citou um importante indicador, dentro do Programa Municípios Verdes, o qual o Santarém faz parte: o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que no ano passado chegou a mais de 70% das propriedades rurais cadastradas no Município, através da SEMMA.  A meta em 2014 é atingir os 80%.

E para isso contamos com a parceria fundamental do SIRSAN para incentivar que mais propriedades estejam inseridas no Cadastro. É uma de nossas metas dentro do Programa Municípios Verdes”, disse.

COMUNIDADE DE PEREMA RECEBE MICROSSISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA AMPLIADO

Morador da comunidade faz o teste do novo microssistema de água
Morador da comunidade faz o teste do novo microssistema de água

Os comunitários de Perema festejaram, na sexta-feira (14), a entrega da obra de ampliação do microssistema de abastecimento de água. A obra, executada com recursos do Município, atenderá a mais de 130 famílias. Ele possui dois reservatórios com capacidade de armazenagem de 20 mil litros cada. Este é o sétimo microssistema entregue pela Prefeitura, o quinto somente na região da Santarém-Curuá-Una.

O presidente da comunidade, Francinor Linhares, agradeceu o empenho do Executivo em resolver o problema de abastecimento de água. Francinor lembrou que esta foi uma das demandas apresentadas ao Governo, durante as reuniões de planejamento.

“Hoje comemoramos o fato de a água chegar as torneiras de nossas casas em vinte minutos e não mais em um dia”, ressaltou.

O secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares, explicou que ampliação vai beneficiar muito mais que 40 ou 50 famílias. Segundo Rosivaldo, a comunidade cresceu e o microssistema não supria mais a demanda.

O prefeito Alexandre Von reiterou o compromisso do Governo com as comunidades rurais. De acordo com o gestor santareno, a Prefeitura vem buscando suprir a carência no abastecimento de água, sem esquecer de demandas, também, consideradas prioritárias como, por exemplo, recuperação de ramais e vicinais. Alexandre lembrou que o Município entra em uma nova fase, no que diz respeito ao abastecimento de água.

“Tivemos a oportunidade de participar da assinatura da Ordem de Serviço para um contrato de mais de R$ 90 milhões para melhoria e ampliação da rede pública de abastecimento de água. Esperamos, enfim, solucionar o velho problema do abastecimento de água, também, na área urbana”, disse.

Paralelo à entrega do microssistema, a Prefeitura, através da Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (CPROF), órgão vinculado à SEMAP, realizou, em parceria com a SAGRI, a entrega de 500 mudas de bananeira aos comunitários.

Participaram da inauguração vereadores, secretários e coordenadores municipais, representantes de instituições públicas estaduais e os deputados estaduais José Megale e Nélio Aguiar. Na próxima sexta-feira (21), a Prefeitura entrega mais um microssistema, desta vez, na comunidade Poço das Antas.

PREFEITURA E SEICOM/PA ATUARÃO CONJUNTAMENTE PARA FORTALECER A INSTALAÇÃO DE EMPRESAS EM SANTARÉM

Prefeito Alexandre Von e secretário Davi Leal durante assinatura de parceria
Prefeito Alexandre Von e secretário Davi Leal durante assinatura de parceria

A Prefeitura de Santarém e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM), através da Rede Paraense de Atração de Investimentos, firmaram, na sexta-feira (14/02), Termo de Cooperação Técnica, visando a elaboração conjunta de ações para viabilizar a melhoria do ambiente de negócios, reunindo esforços para a colaboração de ações para atração de investimentos. Participaram da reunião o prefeito Alexandre Von, o titular da SEICOM, Davi Leal, o diretor de Atração de Investimentos da Secretaria, Rodrigo Garcia, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Município, Valdir Matias Jr., o secretário adjunto de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, João Clóvis Lisboa, o chefe de Gabinete, Jaci Barros, além dos representantes da diretoria da empresa InterCement, subsidiária do Grupo Camargo Corrêa, Marco Antônio Zangary (diretor de Planejamento Estratégico) e Sérgio Bandeira (diretor de Desenvolvimento de Negócios).

O Termo de Cooperação visa estabelecer ampla cooperação, o intercâmbio de informação, de comunicação e a aproximação institucional entre a Prefeitura e a SEICOM, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios do Município, facilitando e apoiando a instalação de empresas interessadas em se implantar no Estado.

A Cooperação entre Município e Estado é mais uma ferramenta para fortalecer a ideia da instalação da fábrica de cimento da InterCement em Santarém. Durante a reunião, o prefeito Alexandre Von reiterou aos executivos as vantagens da instalação da fábrica no Município, considerando-se, por exemplo, o aspecto logístico em relação aos acessos à área portuária, através da BR-163 e a situação geográfica do Porto, para o escoamento da produção. Outro fator positivo citado é a proximidade com o Município de Monte Alegre, onde estão localizadas as jazidas de calcário.

Pelo Termo de Cooperação, a Prefeitura de Santarém compromete-se a disponibilizar à SEICOM informações que colaborem para tomada de decisão do investidor, promover a interação entre os setores produtivos, situados no território municipal, visando a solução de problemas e a potencialização das oportunidades que o Município oferece, dando suporte à industrialização e a atração de investimentos produtivos no Estado. A SEICOM, por sua vez, compromete-se a viabilizar todas as providências necessárias para conferir celeridade ao trâmite dos processos necessários à instalação das empresas interessadas em se implantar em Santarém.

SEMRAS REALIZA CASAMENTO COLETIVO

A SEMTRAS promoveu na sexta-feira, o primeiro casamento coletivo de 2014. Às 19h, no auditório da Universidade do Estado do Pará – UEPA, o juiz da 1ª Vara da Comarca de Santarém, Dr. Valdeir Salviano da Costa, oficializou a união de 34 casais.

COPA DOS CAMPEÕES COMEÇA DOMINGO (16)

O jogo de abertura da Copa dos Campeões Interbairros x Rural será entre São Sebastião do Igarapé do Costa x Esporte Clube Saracura, no domingo, 16, no estádio Colosso do Tapajós, às 16h com entrada franca.

Representantes das outras 33 equipes que participam do certame também estarão presentes para abrilhantar a abertura da copa que é dividida em dois módulos: Urbano e Rural. A competição objetiva a inclusão, a descoberta de talentos, a integração regional e a vivência do lazer como direito social.

A equipe campeã da zona urbana será premiada com a Taça Rádio Clube do Tapajós. A campeã da zona rural será premiada com a Taça Rádio Rural de Santarém 50 anos. E a vencedora da Copa dos Campeões 2013-2014 receberá a Taça Joaquim da Costa Pereira.

A partir do dia 22, os jogos nos diversos campos de futebol localizados nos bairros da zona urbana de Santarém, regiões de Planalto e Rios,

CALENDÁRIO LETIVO 2014 COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA

Na próxima segunda-feira (17), começa o calendário letivo para 327 escolas da rede municipal, da área urbana, planalto e rios.  O calendário estabelece os 200 dias letivos, e já contabilizou os dias de jogos da seleção brasileira.

As aulas em 44 escolas na região de várzea só iniciam no segundo semestre, devido o calendário diferenciado.  Já as atividades nas 20 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) iniciarão somente no dia 10 de março. “Algumas unidades estão sendo adaptadas e revitalizadas. A qualidade no ensino é prioridade, por isso queremos dar o melhor para as nossas crianças”, explicou a coordenadora da Divisão de Educação Infantil, Flora Aparecida.

Processo seletivo simplificado para contratação de educadores

A Secretaria Municipal de Educação realizará Processo Seletivo Simplificado de seleção pública constituída de análise de currículo, para contratação de alfabetizadores, coordenadores de turmas e tradutores interpretes de Libras para atuarem no Programa Brasil Alfabetizado de acordo com a resolução CD/FNDE nº 52 de 11 de dezembro de 2013.

Os candidatos devem atender cumulativamente para a contratação os seguintes requisitos:

– Ter sido selecionado e convocado pela ordem de classificação no processo seletivo, na forma estabelecida no edital;

– Ter nacionalidade brasileira;

– Ter escolaridade exigida para o cargo neste edital;

– Estar quite com as obrigações eleitorais;

– Estar quite com as obrigações do serviço militar  para os candidatos do sexo masculino.

A entrega de currículo estará aberta no período de 10 a 14 de março de 2014 no horário de 9h às 16h, no prédio da Semed, (setor da EJA- Educação de Jovens e Adultos), situada na Avenida Dr. Anysio Chaves, nº 712, bairro Aeroporto Velho.

A divulgação do resultado final com a formação das turmas pelos alfabetizadores e seleção dos coordenadores, ocorrerá no dia 30 de abril.

Coordenadora do PDDE ministra palestra

A coordenadora do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Naide Iracy Silva, ministrará sexta-feira (14), palestra na escola Padre Felipe Bettendorff (Travessa E com Rua 14- Bairro Maracanã), com o tema “A Função Social da Escola e o Papel do Conselho Escolar”. A palestra será de 8h às 12h.

EDUCADORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE SERÃO AGENTES DE SENSIBILIZAÇÃO NO COMBATE AO USO DE DROGAS

“Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas e Profissionais da Saúde” foi o tema da capacitação que vai incentivar o combate ao problema social. As discussões promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Educação (SEMDE); 9ª Regional/ SESPA e 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE), fazem parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

A programação aconteceu na sexta-feira (14), entre 8h às 17h, no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), com a participação de diretores de escolas, professores, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Segundo o coordenador do PSE, Lauro Corrêa, o curso quer implementar ações preventivas nas escolas públicas do município, por meio da formação continuada de educadores no que diz respeito às políticas sobre drogas, de educação integral e de promoção de saúde nas escolas.

“Ao todo foram capacitados 200 profissionais com o intuito de levar informações aos bairros em que atuam. Em seguida, essas pessoas vão desenvolver ações nas escolas e unidades de saúde como gincanas, palestras, uma série de atividades que possam sensibilizar a população para o combate permanente deste mal social”, destaca Lauro Corrêa.

O encontro contou com a parceria do Comitê Municipal “Crak é Possível Vencer” e da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (SEMJEL) que realiza as palestras abordando as problemáticas referentes ao uso de substâncias entorpecentes lícitas e ilícitas.

A partir do encontro realizado na sexta-feira, os participantes poderão aperfeiçoar os conhecimentos com curso on-line, gratuito, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) que adota uma pedagogia participativa problematizadora, seguindo orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e do Plano Nacional de Educação
(PNE), com carga horária de 180h, tutoria e certificação pela Universidade de Brasília (UnB). As inscrições ocorrem até o dia 16 de fevereiro, domingo, pelo site: www.educadores.senad.gov.br.

FISCALIZAÇÃO FECHA BARES IRREGULARES EM SANTARÉM

A Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA), em parceira com o 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizaram na noite de quinta-fera (13), uma fiscalização que resultou no fechamento de três bares que funcionavam de forma irregular no município. De acordo com a chefe de fiscalização da SEMMA, Laurea Sousa, os estabelecimentos localizados nos bairros Liberdade, Mapiri e Santíssimo, foram fechados por falta de licença de funcionamento.

“Os proprietários dos bares não apresentaram a documentação de autorização expedida pela SEMMA. Além disso, os estabelecimentos já tinham sidos alvos de denúncias, por moradores que reclamavam também de poluição sonora”, esclareceu a chefe de fiscalização.

Os proprietários foram notificados a comparecer no setor de Controle Ambiental da Secretaria, localizada na Avenida Presidente Vargas, 4210, Caranazal, para legalizar os estabelecimentos e ainda serem orientados sobre as normas de funcionamento de acordo com a categoria específica.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *